Destaques

Águas de Timon promove evento nesta sexta (2) sobre o saneamento na cidade

A Águas de Timon realiza amanhã (02/09) o evento Vozes do Saneamento com agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de endemias do município. Nesta edição, a concessionária debaterá com os participantes os avanços do esgotamento sanitário em Timon e os benefícios para a qualidade de vida da população.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Saúde de Timon. A programação inclui palestra sobre “Saneamento e Saúde”, com o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli, além de apresentação sobre os projetos sociais desenvolvidos pela concessionária com a equipe de Responsabilidade Social.

Neste primeiro semestre de 2022, Timon recebeu uma série de investimentos em infraestrutura de saneamento básico, que incluem a instalação e recuperação de 70 km de rede de esgoto, além da construção de uma estação elevatória e uma estação de tratamento de esgoto. Os equipamentos elevaram para 33% a capacidade de coleta e tratamento dos efluentes na cidade, contribuindo para a preservação ambiental.

“O evento Vozes do Saneamento é uma forma de fortalecermos o diálogo com a sociedade, divulgarmos os nossos projetos sociais, sanarmos dúvidas acerca dos serviços prestados pela concessionária e envolvermos toda a comunidade na temática do saneamento. O nosso trabalho vai além do fornecimento de água e esgoto tratados, pois estamos em busca da melhora da qualidade de vida das pessoas, de um saneamento que dê orgulho para todos os timonenses”, destaca Fernando Lima, diretor executivo da Águas de Timon.

O secretário de Saúde de Timon, Márcio Sá, reforça a importância das parcerias para o desenvolvimento da saúde. “Ações como essas refletem o apoio mútuo para expandir o conhecimento sobre saneamento, tão essencial para a cidade de Timon. Estes agentes, que estão em contato direto com a população conseguirão ainda mais informações essenciais sobre saneamento e saúde. A expansão do esgotamento sanitário permitirá a redução do esgoto a céu aberto, das doenças de veiculação hídrica, permitindo conservação do meio ambiente e aumento da valorização imobiliária”, comenta o secretário.

Dados do município comprovam a importância do saneamento para a saúde pública. Em 2016, Timon alcançou a universalização do acesso à água, após um ano de operação da Águas de Timon. Neste mesmo ano, segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúde, foram registrados aproximadamente 146 casos de internação hospitalar causada por dengue clássica, reduzindo ano após ano, registrando em 2021 apenas 01 caso.

 

Da assessoria

3 Comentários

  1. Avanço. Ja faz anos que corre um esgoto aberto no cruzamento da av 3 com a av Teresina e a empresa querendo cobrar da população dizendo que está “conversando”. E estamos em época de eleição. Na hora do voto, eu e a população lembraremos de quem permitiu essa cobrança da empresa.

  2. Rapaz, que o investimentos estão sendo feito, acredito sim, no entanto, além desse no encontro da AV 3 com a AV Teresina, tem também um esgoto que só pode ser estourado no encontro daquela AV que passa em frente ao mercado da Formosa com a AV Predidente Médici, sem nos esgoto correndo a céu aberto em quase todas as tuas de Timon, e olha que nem moro em Timon, sou filho da cidade, mais a muito tempo moro fora! Sempre acompanho vídeos que mostram nossa cidade, e vejo esgotos melando as ruas, acredito que os diretores dessa empresa não moram em Timon, com certeza não moram!!

  3. 90% da cidade de Timon-Ma não tem Saneamento básico, água desce a céu aberto…. esgoto não existe..

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade