Aliança política em Colinas dependerá muito de Carlos Brandão e Flávio Dino

Governador Carlos Brandão ao lado do deputado federal Márcio Jerry; Aliança em Colinas tem interesses divergentes.
A aliança entre os Brandão e os Barroso em Colinas segue no comando administrativo da cidade que é dirigida pela prefeita Valmira Miranda. Os Brandão, que tem o governador Carlos Brandão, a maior liderança do estado, mantém aliança na cidade com os Barroso liderados pelo deputado federal Márcio Jerry, onde o irmão dele, João Haroldo, é vice-prefeito da cidade.
Adversários históricos no passado político colinense, os Brandão e Barroso fizeram uma coalisão vitoriosa que já vão com dois mandatos seguidos da prefeita Valmira Miranda na cidade, esta aliada incondicional dos Brandão.
Mas na cidade cresce o sentimento de que a manutenção desta coalisão entre os dois grupos terá enormes dificuldades de se manter para o pleito do próximo ano. A razão é uma só: Tanto os Brandão, quanto os Barroso tem interesse em lançar o candidato a prefeito a sucessão de Valmira Miranda. Do lado brandonista o pré-candidato a prefeito é o presidente da Câmara Municipal, vereador Renato Santos. Entre os Barroso o nome é o do vice-prefeito João Haroldo.
As diferenças de interesses puderam ser sentidas na sessão da Câmara Municipal de Colinas ocorrida na noite de ontem, segunda (18). Após o vereador Renato Santos anunciar publicamente que será candidato a prefeito, a vereador Régia Barroso, irmã de João Haroldo e Márcio Jerry, não se conteve e anunciar a pré-candidatura do irmão.
Veja nos vídeos abaixo:
Nesta disputa não é difícil imaginar quem leva vantagem. Controlando o município com a prefeita aliada Valmira Miranda, o estado com o Carlos Brandão e ainda tendo o ex-prefeito Zé Henrique como a principal liderança política da cidade, os Brandão não serão adversários fáceis de serem derrotados.
Enquanto o cenário segue indefinido, as lideranças de oposição aguardam desfecho da aliança Barroso e Brandão para ver no que dará. Em conversa com o jornalista Elias Lacerda, o ex-deputado Zé Eider entende que qualquer definição da oposição neste momento é precipitado. “É importante sabermos como ficará essa aliança entre os Brandão e Barroso. Vamos aguardar”, disse ele.
A opinião comum que reina absoluta entre todos é o de que a permanência ou não da aliança dos Brandão com os Barroso em Colinas dependerá muito da relação política do governador Carlos Brandão com Flávio Dino, afinal o atual ministro da justiça do governo Lula é o padrinho político dos Barroso. Somente um entendimento político entre os dois para as eleições municipais do próximo ano pode colocar fim a caminhada rumo ao rompimento que se desenha no atual momento.
Aguardemos a marcha dos fatos…
Silmar Braga
Comentou em 19/09/23