Aliança política em Colinas dependerá muito de Carlos Brandão e Flávio Dino
A aliança entre os Brandão e os Barroso em Colinas segue no comando administrativo da cidade que é dirigida pela prefeita Valmira Miranda. Os Brandão, que tem o governador Carlos Brandão, a maior liderança do estado, mantém aliança na cidade com os Barroso liderados pelo deputado federal Márcio Jerry, onde o irmão dele, João Haroldo, é vice-prefeito da cidade.
Adversários históricos no passado político colinense, os Brandão e Barroso fizeram uma coalisão vitoriosa que já vão com dois mandatos seguidos da prefeita Valmira Miranda na cidade, esta aliada incondicional dos Brandão.
Mas na cidade cresce o sentimento de que a manutenção desta coalisão entre os dois grupos terá enormes dificuldades de se manter para o pleito do próximo ano. A razão é uma só: Tanto os Brandão, quanto os Barroso tem interesse em lançar o candidato a prefeito a sucessão de Valmira Miranda. Do lado brandonista o pré-candidato a prefeito é o presidente da Câmara Municipal, vereador Renato Santos. Entre os Barroso o nome é o do vice-prefeito João Haroldo.
As diferenças de interesses puderam ser sentidas na sessão da Câmara Municipal de Colinas ocorrida na noite de ontem, segunda (18). Após o vereador Renato Santos anunciar publicamente que será candidato a prefeito, a vereador Régia Barroso, irmã de João Haroldo e Márcio Jerry, não se conteve e anunciar a pré-candidatura do irmão.
Veja nos vídeos abaixo:
https://youtu.be/OJPPR5BqUcE?t=2
https://youtu.be/4ogpR7vxuUA?t=2
Nesta disputa não é difícil imaginar quem leva vantagem. Controlando o município com a prefeita aliada Valmira Miranda, o estado com o Carlos Brandão e ainda tendo o ex-prefeito Zé Henrique como a principal liderança política da cidade, os Brandão não serão adversários fáceis de serem derrotados.
Enquanto o cenário segue indefinido, as lideranças de oposição aguardam desfecho da aliança Barroso e Brandão para ver no que dará. Em conversa com o jornalista Elias Lacerda, o ex-deputado Zé Eider entende que qualquer definição da oposição neste momento é precipitado. “É importante sabermos como ficará essa aliança entre os Brandão e Barroso. Vamos aguardar”, disse ele.
A opinião comum que reina absoluta entre todos é o de que a permanência ou não da aliança dos Brandão com os Barroso em Colinas dependerá muito da relação política do governador Carlos Brandão com Flávio Dino, afinal o atual ministro da justiça do governo Lula é o padrinho político dos Barroso. Somente um entendimento político entre os dois para as eleições municipais do próximo ano pode colocar fim a caminhada rumo ao rompimento que se desenha no atual momento.
Aguardemos a marcha dos fatos…
Esso se dará em muitas cidades maranhenses , pois a disputa de 2024 e seu resultado pavimentará a reeleição , ou não de muitos deputados estaduais e federais , no outro front Brandão buscará uma vaga no senado .
Em Timon por exemplo , a briga inicial será por siglas partidárias , aqui já têm deputado conjecturando (SONHANDO) que ficará com o PT timonense , melhor com a federação , a especulação de proáveis filiados ao PT timonense já foram muitas . Mais veja bem : Os interesses de Marcio Jerry , de Adriano Sarney e do próprio PT Maranhense deverão ir a mesa de forma clara . Então ainda há muita peça no tabuleiro serem discutidas.
Lembrando que o PT local está com a base da prefeita Dinair Veloso que vem sendo muito bem avaliada pelo povo , e que o PDT é base de sustentação do governo federal tendo senador Weverton Rocha como vice líder do governo federal no senado e sendo sua maior base politica no Maranhão . HUM….. HÁ DE FATO PEDRAS NO TABULEIRO a serem acionadas.
Dinair bem avaliada por quem meu amigo? Por vcs funcionários da prefeitura? Acho que nem isso. Até pq nem gratificação tem mais neh. Vamos deixar desse discurso que está tudo lindo.
Bom dia Cleiton , ao meu ver a oposição têm um único nome com chances de (entrar) no páreo na disputa com a prefeita Dinair , já que a mesma vem surpreendendo até mesmo o seu grupo politico comandado pelo PDT ,arrojada Dinair construiu uma marca no seu governo : A de ser acessível as lideranças comunitárias , e a população como um todo , mais não ficou só nisso têm sido a prefeita de obras com recursos próprios, colocou a educação de Timon como referencia no estado superando até mesmo a capital, concedeu aos professores da rede municipal o reconhecimento da profissão , conquistou a maioria na casa legislativa . Só não vou estender muito o texto , porque daqui a pouco o Elias vai me cobra um materia .kkkkkkkk Mias olhar a coisa para vcs oposicionista está complicada,
Está tudo lindo “a casa dela”