Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Artistas criam a Orquestra Sanfônica Timonense

Na última quinta-feira, 17, nas dependências do Clube Forrozão nº 1, Bairro Mutirão, aconteceu mais um fato cultural marcante na cidade de Timon. A Criação da Orquestra Sanfônica Timonense.

Motivados pelo músico Neném Chifre de Bode, presidente da ASMAT, Associação dos Músicos e Artistas Timonenses, sanfoneiros tradicionais da cidade e região abraçaram a ideia e já nesta primeira reunião decidiram por oficializar a fundação dessa mais nova entidade cultural.

Ainda engatinhando, mas já uma realidade, a Orquestra Sanfônica Timonense, que ainda está por ser apresentada ao público em geral, o que acontecerá o mais breve possível, segundo o músico supracitado, presidente da ASMAT, não terá restrição quanto ao número de participantes, nem sua origem será avaliada para ser membro da orquestra. O requisito principal é simplesmente ser sanfoneiro e ter disposição para colaborar com a difusão dessa arte pelos mais diversos pontos de Timon, região e demais cidades e Estados do país.

Alguns sanfoneiros que também confirmaram presença na orquestra, não puderam comparecer a essa primeira reunião, devido a compromissos pessoais e outros por motivo de doença, mas nada que impedisse de tudo correr como previamente acertado e a orquestra ter seu nascimento confirmado.

Os músicos presentes e que balizaram o surgimento da orquestra foram: Mestre Romeu Bravo do Forró, Jorge do Acordeon, Joãozinho do Acordeon e Sidney do Acordeon. Juntos, na ausência dos companheiros que justificaram a falta nesse primeiro encontro, não perderam tempo e já traçaram o ritmo dos próximos encontros, com alegria, euforia e muita harmonia.

Neném Chifre de Bode, presidente da ASMAT, destacou que a criação da orquestra compreende mais uma realização de objetivos da Entidade que engloba os músicos da cidade: “mais que um sonho, uma missão sendo cumprida, a realização de um feito que entrará para a história cultural da cidade. E muito ainda está por vir. A ASMAT não para e não vai parar. A cidade conta com nossa entidade e nós devemos cumprir nosso dever de satisfazer os anseios de nossa população através da música e da cultura em geral”.

A reunião de criação da Orquestra Sanfônica Timonense contou ainda com a presença de diversas outras pessoas envolvidas com o sucesso cultural da cidade, como o primeiro tesoureiro da ASMAT, Juninho dos Teclados, o músico Maurício do Biá e sua esposa Alessandra Macedo, Roger Ribeiro, adido cultural de Timon, que “muito contribuiu para o nascimento da Orquestra, desde quando foi apresentado à ideia pelo presidente da ASMAT, abraçou sem pensar duas vezes e passou a reunir-se, opinar, pesquisar e somar com todos os demais envolvidos, comprometendo-se a seguir junto e juntos levarem o sonho à realidade e a muitos outros feitos a partir da criação da orquestra”, destaca o presidente da ASMAT, Neném Chifre de Bode. Também marcou presença, dentre outros artistas e fãs da arte timonense, o operador de som Cleiton e sua esposa Cláudia e o radialista Mário Novais, um grande apoiador da Cultura local, que sempre está disponível para divulgar e valorizar a arte e o artista de Timon através do rádio e de seus programas de grande audiência.

A festiva noite não poderia terminar diferente, onde tem músicos, e músicos de qualidade, reunidos, não pode dar em outra coisa, senão em muito ritmo e harmonia de primeira, foi isso que aconteceu, então. Pra comemorar o nascimento da Orquestra Sanfônica Timonense, os sanfoneiros presentes registraram o momento com a execução de um dos clássicos do rei do baião, Luiz Gonzaga, Asa Branca. E todos saíram dali na certeza de que muito acontecerá de agora em diante, com a cidade de Timon contando com a primeira Orquestra de sanfoneiros do Estado do Maranhão, mais um atrativo cultural para esse povo maravilhoso e bom, que tanto ama, respeita e valoriza nossos artistas e merece sempre o melhor, não só na cultura, mas em todos os aspectos e sentidos.

Em breve, muito em breve, estaremos assistindo e aplaudindo a primeira exibição pública da Orquestra Sanfônica Timonense. Aguardemos!

(Assessoria)


Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 64

Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 69

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael