Destaques

Atenção ! No Maranhão Tem instituto de pesquisa que será desmoralizado no próximo domingo (2)

O eleitor maranhense tem sido bombardeado nos últimos dias por uma série de institutos com números totalmente divergentes. O único ponto convergente entre todos eles é : O governador Carlos Brandão lidera a corrida ao governo do estado.

Fora isso, institutos como Econométrica, Exata e até um desconhecido de nome  Skala apresentam números totalmente diferentes em relação ao segundo colocado nas intenções de votos.

Dias atrás o tal de Skala divulgou pesquisa apontando Lahesio Bonfim em segundo lugar  teve seu prazo de validade de poucas horas, pois logo a justiça percebeu uma série de erros no levantamento da pesquisa e sua publicação foi suspensa.

Nesta semana o Econométrica divulgou que Lahesio Bonfim, candidato do PSC ao governo já teria ultrapassado o senador Weverton Rocha do PDT. Blogs e site alinhados ao candidatos dispararam a novidade na rede. Não demorou nem 24 horas a farra Lahesista e nesta quarta-feira (28) o instituto foi desafiado por uma outra realidade exibida pelo Instituto Exata. Pelos números do Exata Weverton Rocha está longe de Lahésio. Enquanto o Econométrica deu 21.9% para Lahesio contra 18,2% para Weverton, o Exata diz que os números são 28% para o senador do PDT que ocupa a segunda posição e apenas 18% para Lahésio.

Já nesta mesma quarta-feira (28) mais pesquisa confusão foi divulgada. Um tal de instituto Percent Brasil divulgou que levantamento feito de 22 a 25 deste mês de setembro, Edivaldo assumiu a segunda posição 20% enquanto Brandão tem 34%, Lahesio Bonfim tem 18% e Weverton Rocha 14%.

Em meio a essa avalanche de pesquisas, ainda tem sites, blogs e redes sociais divulgando esses resultados,  massificando ainda mais essa confusão que estão fazendo na cabeça do eleitor menos esclarecido e fácil de ser manipulado.

Mas tem mais pesquisas vindo por aí. No próximo sábado, dia 1º, duas estão para serem publicadas. Uma é do Ipec e a outra do Datailha.

Com uma certa liderança em percentual em relação as outras candidaturas, Carlos Brandão está sendo apontado como aquele que mais provavelmente chega na frente neste primeiro turno. Mas não dá para dizer ainda se ganhará no 1º turno ou quem o enfrentaria num eventual segundo turno , afinal os números dos institutos são muito conflitantes.

Certeza mesmo é de que no próximo domingo vai ter instituto desmoralizado pelas urnas. Talvez alguns que até  já foram desmoralizados em eleições anteriores mas por pouca memória popular continuam ganhando dinheiro nesse período inflando números de quem os contrata.

Aguardemos…

 

6 Comentários

  1. Boa noite!
    Todos nós sentimos facilmente quem poderá levar a bolada da vitória no dia 02 de outubro. Institutos que tem um pouquinho de credibilidade apontam isso de acordo com o que a populacao ja pensa, diz e, sente quanto ao favorito. No Brasil não tem jeito, vai dar 13, no Maranhão o favorito é Brandão e é um fato. O que pode ocorrer é um eventual segundo turno.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade