Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Boa notícia! No SAMU de Timon socorro a idosos caiu 60% após vacinação

Em Timon, os efeitos positivos da vacina contra a Covid-19 em idosos têm impactado direto no sistema de saúde. Na cidade, mais de 17.800 pessoas com idades a partir de 60 anos receberam a primeira dose da Coronavac ou da Astrazeneca. Desde então, o que tem se observado é que o número de ligações para o Samu, de pacientes nessa faixa etária e com sintomas da doença, reduziu em 60% neste mês de maio.

“No início da pandemia, o Samu recebia de cinco a seis ocorrências por dia de pacientes com idade a partir dos 60 anos e que se queixavam de problemas respiratórias. Com a vacinação, observamos que esse número reduziu bastante, algo em torno de 60%. Eram idosos com um quadro grave, que se queixavam de falta de ar intensa, estavam com a saturação muito baixa e em estado de choque. Nesses casos houve uma grande diminuição”, explica o enfermeiro Gleydson Araújo e Silva, coordenador geral do Samu em Timon.

Por outro lado, ele destaca que o número de ocorrências com quadro sugestivo para a Covid-19 tem aumentado em pacientes mais jovens.

“Atualmente, temos uma demanda considerável de pacientes entre 18 a 45 anos. São pessoas com quadro de cansaço, diarreia”, alerta Araújo.

O Samu em Timon atende, em média, dez pacientes por dia e, metade das ocorrências, ainda são relacionadas a casos suspeitos de Covid-19.

“O Samu não faz o diagnóstico de covid. Levamos ao hospital mais próximo e lá é feito o teste. Mas, através do quadro clínico, como já temos experiência, conseguimos identificar se é ou não um paciente com suspeita covid, pois os sintomas são, praticamente, os mesmos: tosse, cansaço mesmo de leve e diarreia. Essas ocorrências persistem agora em pacientes mais jovens e é preciso que a população mantenha as medidas preventivas”, destaca o coordenador geral do Samu em Timon.

Da assessoria

1 comentário

Rômulo Rocha
Comentou em 27/05/21

Diagnóstico diferencial do Covid -19, influenza e resfriado comum.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael