Conheça mais sobre Carlos Brandão, o novo governador do Maranhão

Carlos Orleans Brandão Junior nasceu em Colinas no dia de  junho de 1958, é um empresário atualmente filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). É também atualmente o vice-governador reeleito do estado do Maranhão. Anteriormente, atuou como deputado federal por dois mandatos consecutivos. Ele é formado em Medicina veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Iniciou sua vida pública nos anos 1990, ocupando o cargo de secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente. Ainda em meados dos anos noventa, passou pelas funções de chefia do gabinete do vice-governador, foi secretário de Estado de Articulação Política e também secretário-chefe do gabinete do governador. Sua primeira filiação política foi ao PFL.

Em 2006, filiou-se ao PSDB e disputou sua primeira eleição, concorrendo ao cargo de deputado federal. Nessa ocasião, foi eleito com quase 135 mil votos. Foi reeleito em 2010, cumprindo mais um mandato federal.

Assumiu a presidência estadual do PSDB em 2011. Permaneceu no cargo até o rompimento com o partido, em 2017, filiando-se ao Republicanos (até então, PRB).

Em março de 2021, retornou ao PSDB. Em janeiro de 2022, Brandão anunciou sua filiação ao PSB como pré-candidato ao governo do Maranhão.

Carreira política

Deputado Federal (2007–2014)

Em sua atuação como deputado federal, Carlos Brandão conquistou aprovação de projetos de lei em benefício da cultura nordestina e maranhense. Instituiu o dia 30 de junho como Dia Nacional do Bumba Meu Boi. Através de um projeto de lei, no terceiro domingo de julho, quando é celebrada a tradicional Missa do Vaqueiro, passou a ser o Dia do Vaqueiro Nordestino.

Defendeu a classe dos médicos veterinários ao encaminhar ao Ministério da Saúde proposta que torna obrigatória a participação de médicos veterinários no programa Saúde da Família. A portaria foi publicada pelo Ministério da Saúde e garante a inclusão desses profissionais para a vigilância epidemiológica em todo território brasileiro.

É o autor da lei que estendeu a atuação da Codevasf aos Vales do Mearim e do Itapecuru. Renunciou ao cargo para concorrer às eleições de 2014 como vice-governador.

Vice-governador do Maranhão desde 2015

Nas eleições de 2014, foi eleito vice-governador do Maranhão na chapa encabeçada por Flávio Dino (PCdoB). Na gestão dinista, Brandão foi importante no trabalho de acompanhamento de projetos especiais do governo do Estado, especialmente em missões internacionais cujos objetivos foram atrair investimentos estrangeiros para o Maranhão nos ramos de siderurgia, ao setor petroquímico, portuário,  agroindústria e tenologia.

Foi reeleito em primeiro turno nas eleições de 2018. A chapa do governador Flávio Dino recebeu cerca de 1 milhão e 800 mil votos.

Posse como novo governador:

Carlos Orleans Brandão Junior tomou posse como novo governador do estado neste sábado, dia 2 de abril. A posse aconteceu na Assembleia Legislativa e a transmissão do cargo no Palácio dos Leões.

 

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *