Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico preocupam o vereador Ulisses Waquim em Timon

Antes de findar o ano de 2021 o vereador Ulisses Waquim, do PSD,  apresentou um projeto de sua autoria na Câmara Municipal onde manifesta toda a sua preocupação com algumas das patologias que mais afligem a sociedade moderna e tem incomodado muitos timonenses: A Depressão, Transtorno de Ansiedade e a Síndrome do Pânico.

Essas doenças são algumas das responsáveis por suicídios em Timon e outros problemas que vem atingindo a sociedade.

Para combater essas patologias o vereador lançou um projeto de lei que institui uma Campanha Permanente de Orientação, Prevenção e Conscientização da Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico no Município Timonense.

A proposta, que ainda depende de aprovação na Câmara, tem recebido o apoio de vários entidades e membros da sociedade que conhecem os problemas que causam essas doenças e sabem o quão importante é o seu combate.

Pelo projeto, a campanha será desenvolvida pelo governo municipal,  que poderá fazer parcerias e a desenvolverá de acordo com suas possibilidades financeiras.

Ulisses Waquim justifica o projeto dizendo que “dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 5,8%dos brasileiros sofrem de depressão. Essa é a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, estando atrás apenas dos Estados Unidos.

Os números em relação à ansiedade também não são nada animadores: 9,3% dos brasileiros (cerca de 19,4 milhões) sofrem com o problema. Isso faz com que o Brasil ocupe o primeiro lugar da lista de países mais ansiosos do mundo.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos, 3° terceira principal causa externa de mortes no país. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão.

Diante disso, cresce a necessidade de discutirmos formas de conscientização permanente da população sobre depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Em virtude disso, a presente proposição visa a estabelecer normas gerais a serem seguidas em âmbito municipal, que poderão ser regulamentadas e concretizadas pelo Poder Executivo, conforme a conveniência e oportunidade da Administração Pública.

No aspecto formal, o projeto encontra respaldo nos artigos 30, I, da Constituição Federal, segundo o qual compete ao Município legislar sobre assunto de interesse local, não havendo iniciativa reservada para a matéria.

Por todo exposto, acredito e defendo que o município de Timon e seus munícipes merecem que seja criada uma campanha permanente de orientação, prevenção e conscientização da depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico.

Com esse espírito rogo o apoio dos meus Pares, na aprovação desse importante projeto’ finaliza o projeto o vereador do PSD de Timon.

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

4 comentários sobre “Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico preocupam o vereador Ulisses Waquim em Timon

  1. Não tem como desenvolver o projeto.pq infelizmente a gestora da nossa cidade não tem noção nem de que é educação, imagina psiquiatria muito bom pra ser verdade

  2. O psicologo precisa urgentemente ser incluso nas escolas, as taxas de suicidio e desestruturação familiar estão ceifando vidas, SAUDE MENTAL e vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *