Educação de Timon alcança a 1ª colocação no Maranhão na avaliação do IDEB

A Educação de Timon tem muito a comemorar. Nesta sexta-feira (16), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e o município registrou um crescimento significativo na avaliação, alcançando o primeiro lugar no ranking do estado do Maranhão nos anos iniciais, que compreende as séries do 1° ao 5° ano, e nos anos finais, que corresponde as séries do 6° ao 9° ano.

O índice de desenvolvimento saltou de 5.7 e atingiu a marca de 6.1 nos anos iniciais, e saiu de 5,1 para 5,3 nos anos finais, ficando mais uma vez acima da meta projetada pelo MEC, que estabeleceu para o município a média de 5,6 para anos iniciais e 4,8 para os anos finais, meta superada ainda no ano de 2019. Timon também foi destaque a nível nacional e de Nordeste, atingindo nota acima da média geral nessas duas instâncias.

A avaliação do IDEB é feita através da aplicação de uma prova com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e da taxa de rendimento escolar da instituição, levando em consideração as aprovações e as evasões.

O resultado deste ano corresponde ao ano de 2021, e as provas foram realizadas pouco tempo depois das escolas de Timon retornarem às aulas presenciais em sistema híbrido. Apesar da pandemia da Covid-19, o município conseguiu atingir resultados positivos que são frutos de uma gestão comprometida, dos investimentos em infraestrutura e da valorização dos professores.

De acordo com a Prefeita de Timon, Dinair Veloso (foto acima), o resultado do IDEB é fruto de um trabalho em equipe e da prioridade que o município dá para a educação.

“Sempre me alegro com os resultados positivos que o município vem alcançando justamente porque temos dado prioridade à educação. Isso tem acontecido quando estive como secretária da pasta e agora estando a frente da gestão do município. É motivo de muito orgulho. Quero agradecer todos os professores, supervisores, coordenadores, gestores, toda a equipe da SEMED pelos resultados que temos alcançado porque é um trabalho coletivo que tem mostrado resultado”, comemora a Prefeita.

Para o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues, o conjunto de ações adotados nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, permitiu que Timon alcançasse a primeira posição no Estado.

 

Da assessoria

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

8 comentários sobre “Educação de Timon alcança a 1ª colocação no Maranhão na avaliação do IDEB

  1. A secretária municipal da educação merece o nosso parabéns , não virou as costas pra educação das crianças, dos jovens e adultos Timonenses . O municipio sem educação não tem desenvolvimento e nem progresso, se o seu povo não for formal e educado .
    (…) Na pandemia do covid -19 houve professores que utilizaram como meio de transporte o cavalo, com a finalidade de levar a educação pra nossas crianças da zona rural . Taí os resultados …

  2. Como cidadão fico feliz por essa realização. Sempre tive muito orgulho de ser timonense (até debaixo d’água), e quero que nosso município tenha sempre bons resultados. Sabemos, que esse é um índice que precisa sempre ser melhorado, e que nossas crianças e jovens devem desenvolver-se em todas as áreas. É algo muito positivo para nosso querido município, e quero que todas as família timonenses tenham seus filhos na escola, e que tenha uma qualidade adequada. Timon, é uma terra de gente talentosa, não me canso de dizer isso, porque é a mais pura realidade. O Timonense precisa de oportunidade para provar o sua capacidade. É necessário ter um olhar especial para a educação, para que nosso querido município possa produzir cientistas e artistas, “startup” e outros “mecanismos” da inteligência humana que possam ajudar Timon e nosso querido Maranhão, o Brasil e o mundo. Que os jovens timonenses possam por meio de muito estudo e dedicação levar seu talento para o mundo todo. O município precisa investir em educação e na geração de emprego e renda, para que nosso querido município de Timon possa trazer à tona todo o seu potencial. Timon “nasceu” para liderar!!

  3. Quando a gestão prioriza a educação, o resultado vêm! Lembrando que os recursos financeiros e humanos usados para a Educação não são passivos, são ativos, ou seja, são investimentos que retornam para o município e para o seu povo.

  4. Parabéns pra todos nós que fazemos a educação de Timon. Tenho muito orgulho de fazer parte desse grupo

  5. Que esse avanço continue refletindo nos proventos de quem faz a educação acontecer…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *