Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Em duas semanas choveu o dobro do esperado para março inteiro em Imperatriz

Do dia 1º de março até às 5h desta segunda-feira (16), a cidade de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, registrou 710 mm de chuva, o que representa mais que o dobro da média de chuva para março na região. O esperado para o mês inteiro era de aproximadamente 300 mm. O mês de março é auge do período de chuvas no Maranhão, segundo meteorologistas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Outras cidades do sul do Maranhão, como Balsas, Carolina, Colinas e Alto do Parnaíba acumularam de 200 a 250 mm de chuva em 15 dias. Na capital São Luís, o total de chuva acumulado em 15 dias já era de 90% da média de chuva normal para todo o mês de março. Choveu cerca de 415 mm neste período e a média é de 462 mm.

Segundo Hallan Cerqueira, do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), as fortes chuvas vistas nas últimas semanas são normais para este período do ano. “Março é caracterizado pela chuva no Estado todo. Nós estamos no auge do período chuvoso no Estado. São esperadas chuvas de volume abundante”, disse o meteorologista.

Início antecipado

Segundo o Laboratório de Meteorologia (Labmet), do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o período chuvoso começou em janeiro. Historicamente, a previsão era de que começasse em fevereiro, mas os especialistas alertam que o clima mudou antes do previsto.

Até na região sul do Maranhão, onde as temperaturas costumam ser mais altas, as chuvas começaram a ser registradas desde o primeiro dia do ano. A previsão dos meteorologistas é de que o período de chuvas siga até o mês de julho.

2019 chuvoso

A previsão de recorde de chuvas em 2020 supera as expectativas anteriores, ainda mais porque o ano de 2019 já teve mais volume de chuvas do que o historicamente registrado. Segundo o Núcleo Geoambiental, apenas em São Luís, as chuvas de janeiro do ano passado superaram em 62% a quantidade prevista. Era esperado de 244,2 milímetros, como tem sido esperado para janeiro de 2020 também, mas o primeiro mês do ano passado registrou 393,4 milímetros. Janeiro de 2018 registrou 332,7 milímetros nos 31 dias.

Do G1 Ma

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael