Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Flávio Dino diz que na próxima segunda (24) será divulgada pesquisa sobre coronavírus no estado

No total, 4.080 pessoas foram acompanhadas durante o estudo

Governador Flávio Dino durante coletiva de imprensa

Na manhã desta sexta-feira (21), durante coletiva de imprensa, o Governador Flávio Dino anunciou que o inquérito sorológico está na fase final. De acordo com o governador, os resultados dos testes devem ser divulgados na próxima segunda-feira (24), pelo secretário de saúde Carlos Lula e os pesquisadores que participaram do inquérito.

Ainda de acordo com Dino, os resultados são capazes de revelar uma estimativa do quadro real do novo coronavírus no Maranhão. Assim é possível ter uma ideia de quantas pessoas tiveram contato com o vírus, mas não apresentaram sintomas ou apenas sintomas leves. Esses resultados são importantes para indicar o tamanho da imunidade coletiva no Maranhão.

“A imunidade coletiva se produz quando existe uma barreira natural da propagação do vírus. Quanto maior a barreira natural, menor a chance de termos novos picos do coronavírus no futuro.”, explicou o governador.

O governador ainda aproveitou a oportunidade para pedir mais uma vez que todos continuem cumprindo as regras sanitárias, essa é ainda forma de conter o avanço do Covid-19.

Teste sorológico

O estudo teve início no dia 27 de julho e se estendeu até o dia 7 de agosto. Ele se dividiu em quatro etapas. A primeira englobou os quatro municípios da Grande ilha, em que 1.432.529 habitantes fizeram parte da pesquisa. Na segunda, 122 municípios participaram, tendo 1.516.205 habitantes pesquisados. E na terceira fase, a pesquisa foi realizada em 85 municípios e contou com a participação de 3.193.525 habitantes. A quarta fase, foi realizada em seis municípios com 932.922 habitantes participando do estudo.

Na pesquisa, foi realizada coleta de sangue em domicílio, feita por sorteio, também foi realizado a aplicação de questionário, preenchimento de dados por aplicativo, teste sorológico – em que foi usada a técnica de Quimiolumiscência –, além da análise das amostras pelo Lacen. No total, 4.080 pessoas foram acompanhadas no estudo.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na noite desta quinta-feira(20) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão já registrou 141.860 casos confirmados e 3.315 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h foram registrados 1.289 novos casos e 13 mortes pela doença.

Segundo informações da SES, o estado tem 421 leitos de UTI e 1.041 leitos clínicos. Desse total, 171 dos leitos de UTI estão ocupados e 230 dos clínicos também.

Centros de testagem em São Luís

Quem apresentar sintomas de Covid-19, deve procurar o Centro de Testagem da Policlínica Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas no Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagy. Para os profissionais da área da saúde e segurança pública os atendimentos ocorrem no Viva da Beira-Mar.

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael