Google ataca projeto de Lei sobre Fake News e ministro Flávio Dino reage

Águas de Timon - Novembro/2024

O Google intensificou a campanha contra o PL das Fake News, que pode ser votado na terça-feira (2/5) na Câmara dos Deputados. A gigante de tecnologia incluiu, em sua página inicial, logo abaixo da barra de busca, link para o texto “PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira”.

O link direciona ao posicionamento da empresa sobre o Projeto de Lei 2630/2020, com texto assinado pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda. “A criação de uma legislação de internet com o potencial de impactar a vida de milhões de brasileiros e empresas todos os dias precisa ser feita de uma maneira colaborativa e construtiva”, começa o texto.

O dirigente defende na publicação que “se for aprovado do jeito que está, o PL iria na contramão do seu objetivo original de combater a disseminação de notícias falsas”. “Uma das consequências indesejadas, por exemplo, é que o PL acaba protegendo quem produz desinformação, resultando na criação de mais desinformação”, continua o texto

Na avaliação da empresa, se virar lei, as plataformas ficariam impedidas de remover conteúdo jornalístico com afirmações falsas. “Precisamos melhorar o texto do projeto de lei. O PL das Fake News pode aumentar a desinformação no Brasil. Fale com seu deputado por aqui ou nas redes sociais ainda hoje”, diz o executivo no texto, que foi publicado originalmente na quinta-feira (27/4) e destacado nesta segunda (1º/5) na página inicial do Google.

Dino pedirá investigação

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, afirmou, nesta segunda-feira (1º/5), que acionará a Secretaria Nacional do Consumidor para investigar empresas que se posicionem contra o Projeto de Lei nº 2.630/20. O chefe da pasta quer uma análise pois, segundo ele, há “possibilidade de configuração de práticas abusivas das empresas”

Do Correio Brasiliense

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

4 comentários sobre “Google ataca projeto de Lei sobre Fake News e ministro Flávio Dino reage

  1. Tem muita notícia falsa e propaganda enganosa mesmo, ta passando da hora das redes sociais deixar de ser terra de ninguém. Tem meu apoio o Projeto de lei

  2. Google ataca?
    Que título tendencioso é esse, Elias?

    Ser contra a PL das FAKE News é fundamental para que em um futuro não muito distante pessoas como eu e você ( neste estimado blog) não percam o seu espaço de fala e liberdade de opinião!
    Agora façamos uma simples reflexão: já não existe o Marco Cívil da Internet?
    Leis específicas para crimes virtuais ( Lei Carolina Dieckmann, por exemplo)?

    É muito perigoso pensar que um governo ( se ele qual for) deterá o poder de arbitrar sobre o que é ou não verdade, sobre o que é ofensivo, sobre o que é ou não um ATENTADO A DEMOCRACIA.
    A aprovação de tal PL deixará nas mãos do Governo de plantão o poder total acerca de qualquer narrativa, principalmente aquelas que vão contra os ideais do governo! Eis aí o mais temeroso aspecto dessa PL!!

    Então convoco pessoas esclarecidas como você, Elias, a fazer uma reflexão mais profunda acerca do que está em jogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *