Governo federal propõe reajuste salarial de 8% aos servidores

Águas de Timon - Novembro/2024

Reajuste linear de 8% a partir de março para todos os servidores do Executivo federal foi proposto nesta sexta-feira, 17/2. Representantes do Governo Lula e entidades representativas dos servidores debateram assunto na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).

  A proposta, feita pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos será formalizada e enviada para análise das entidades representativas.

Assembleias e debates entre os trabalhadores ainda devem ocorrer. Pode também haver alguma contraproposta por parte dos representantes dos servidores.

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Na proposta do Executivo, além de salários, há previsão de reajuste de 43% no auxílio-alimentação (o que representa aumento de R$ 200 líquidos).

 Impacto do aumento dos servidores federais nas contas públicas

Ainda segundo o Ministério, a proposta está dentro do espaço orçamentário de R$ 11,2 bilhões para reajustes e benefícios de servidores públicos para esse ano.

Quem será beneficiado com o reajuste dos servidores federais

Atualmente, o Executivo federal possui 560 mil servidores. Destes, 47% estão alocados na administração direta federal, 39,7% em autarquias federais e outros 12,9% em fundações federais.

Expectativa de aumento de 9%

Havia a expectativa de que a proposta de aumento dos servidores federais fosse de 9%, conforme haviam informados algumas fontes do Palácio do Planalto. No entanto, o Governo Lula veio com a proposta de reajuste de 8%.

Reajuste anterior foi de 5%

Ainda em abril de 2022, após as negociações, o ex-presidente Jair Bolsonaro concedeu reajuste de 5% a todos os servidores federais.

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *