Hospital Alarico Pacheco faz cirurgia inédita no interior do Maranhão

O Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon, tornou-se a primeira unidade de saúde do interior do Maranhão a realizar uma cirurgia Pieloplastia videolaparoscópica por estenose de JUP através do SUS, o Sistema Único de Saúde.

O procedimento é realizado para o tratamento da estenose de JUP e consiste na retirada da área estreitada e reconstrução da JUP para restabelecer o fluxo urinário do paciente e serve para restabelecer o ureter, canal que liga o rim até a bexiga em casos de obstrução.

A cirurgia foi realizada pelos médicos Candilberto Lima Lopes Filho e Victor Ulisses Nogueira em um paciente que sofria com a doença e corria o risco de perder o rim.

Na rede particular um procedimento cirúrgico destes varia em torno de 12 mil a 20 mil reais.

Pelo SUS a cirurgia foi a primeira já realizada no interior do estado, pois somente os grandes hospitais de São Luís já haviam realizado.

 

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

5 comentários sobre “Hospital Alarico Pacheco faz cirurgia inédita no interior do Maranhão

  1. Timon segue avançando, tomara q o Hospital Alarico Pacheco siga inovando com outros tipos de cirurgias inéditas para o povo de Timon e região.

  2. parabéns a saúde do Estado mediante os profissionais que realizaram grande feito em Timon ,somos gratos pela atuação dos médicos que amam e se dedicam a saúde do Maranhão.

  3. Que boa notícia!. É muito importante que nossa querida Timon avance em questões de saúde. Já temos uma população considerável. Ainda falta muito, mas devemos comemorar os “pequenos” avanços. Timon precisa “evoluir ” mais ainda na saúde. Precisa de um prédio para uma nova maternidade, precisa de um hospital infantil, precisa de novo hospital municipal. Poderia se construir um novo hospital municipal, transferindo os serviços do hospital do Luís Firmino de Sousa, e no prédio atual adaptar a nova maternidade. Isso seria importante para que o Alarico Pacheco tivesse “condições” fisicas pata avançar. Isso seria positivo para circular mais recursos na saúde de nosso querido município. Seria bom até para o crescimento da medicina privada também. Mas, para isso acontecer não é fácil já que nosso município não tem uma grande força política. Mais um missão para os deputados estaduais residentes em Timon, e/ou aliados em Brasília. O caminho é longo, mas é necessário dar os primeiros passos nesse sentido. Por isso cuidem!!!.

  4. TIMON VANGUARDISTA

    Que notícia boa, caro jornalista, Elias Lacerda. Em verdade, tenho lido muitas matérias acerca da eterna Flores, dando conta dos seus destaques no âmbito da EDUCAÇÃO, ESPORTE, SAÚDE… Parabéns! Avante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *