Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Informes rápidos do eliaslacerda.com

A satisfação de Rafael Leitoa com a Escola Militar de Timon

Acima Rafael Leitoa em dois momentos, sozinho e acompanhado do diretor da escola Major Sousa na solenidade que contou com a presença de 700 alunos e convidados.

Homem que articulou junto ao governo do estado a instalação da escola militar em Timon, o deputado estadual Rafael Leitoa anda em estado de satisfação. A todos o parlamentar tem dito que uma de suas maiores satisfações aconteceu na última sexta-feira(10) durante a aula inaugural da escola em Timon.

Evento ocorrido no templo da Assembleia de Deus de Timon, a solenidade lotou o ambiente e contou com a presença dos alunos, de autoridades militares, de lideranças políticas, religiosas e comunitárias. “Foi uma solenidade perfeita. Fiquei emocionado ao ver aqueles alunos todos satisfeitos  e determinados na busca de um futuro melhor”, destacou o deputado em conversa com o titular do eliaslacerda.com.

O colégio militar é apontado por educadores como uma das maiores conquistas recentes da educação pública timonense. O modelo é dono dos melhores rendimentos no IDEB nas escolas públicas do estado do Maranhão.

 

A genética de bom pagador dos Coutinhos

A genética de bom pagador da família Coutinho tem dado um calor danado na equipe de governo da prefeitura de Matões. O prefeito Ferdinando Coutinho (foto logo acima), vez por outra, mesmo com apenas dois meses à frente da gestão,  tem pedido a sua equipe administrativo-financeira para antecipar o pagamento dos funcionários.Em tempos de crise financeira onde as prefeituras estão com dificuldades o trabalho dos auxiliares do prefeito não tem sido nada fácil atender ao pedido.

Pior ainda se a promessa do prefeito for feita em discurso num evento público. Pois foi exatamente o que aconteceu no mês passado durante uma solenidade. Ferdinando anunciou o pagamento com um dia antes do que sua equipe havia programado para pagar os funcionários. O jeito, então, foi a equipe se desdobrar para fazer cumprir a palavra do chefe.

Ah, se todos os gestores fossem bons pagadores assim…

 

Ecos do Corso

 

Teve gente do governo Luciano Leitoa olhando com outra perspectiva a festa do Corso do Parque Alvorada deste ano em Timon. Com a cidade esvaziada no período e taxada de que não tem festa de carnaval, mas apenas o Zé Pereira, o Corso 2017 mandou repensar essa ideia.

A festa mostrou que uma multidão de milhares de pessoas prefere ficar na cidade no período do carnaval e abraçou o Corso do Parque Alvorada como sua alternativa de divertimento.

Cabe agora ao governo municipal começar a pensar o Corso do próximo ano e dispensar mais investimentos e apoio ao evento de 2018. Para um bom entendedor, a presença maciça de público mandou este recado ao prefeito Luciano Leitoa.

 

Secretário atento ao trabalho de tapa- buracos

Em conversa com o eliaslacerda.com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Lourival Júnior disse que não está parado o trabalho de manutenção de vias na cidade como alguns membros da oposição tentam passar para a população.

Lourival afirmou manter equipes trabalhando constantemente na recuperação das ruas e avenidas afetadas com mais frequência pelos buracos que tem surgido por conta do inverno.

“Sabemos que neste período de inverno, muitos gestores param com esse trabalho por conta das chuvas, mas nós temos mantido, pois entendemos que se não continuarmos o prejuízo pode ser maior tendo em vista que os buracos crescem e para sua recuperação teremos que gastar mais”, explicou o secretário.

Lourival afirmou que o trabalho continua atualmente e permanecerá após o inverno…

 

Caixa Econômica Federal sempre lotada

Quem tem bom senso e consegue deixar o espírito de reclamação do lado, não terá dificuldades para entender que os servidores da agência Caixa Econômica Federal em Timon trabalham enormemente. Com serviços de atendimento a aposentados, pensionistas, Bolsa Escola, Bolsa Família, servidores da prefeitura de Timon, dentre outros, a agência anda sempre lotada todos os dias..

Para completar o aumento de trabalho, a Caixa Econômica Federal também é a instituição financeira que está prestando o serviço de pagamento do  FGTS dos trabalhadores na autorização de saque dada pelo governo federal.

Com tanto serviço assim, não dar nem pra ser muito exigente com os funcionários…

 

Atendimento começará mais cedo

E por conta da procura por saques do FGTS, a agência da Caixa Econômica em Timon vai abrir mais cedo nesta segunda e terça-feira. O expediente vai começar às 8 horas. As horas antecipadas fora do expediente bancário de Timon será para atendimento exclusivo do trabalhador com dinheiro na conta do  no Fundo de Garantia para sacar.

 

Número de professores que não querem trabalhar no Maranhão é enorme

Nem mesmo o competente Secretário Estadual da Educação, Felipe Camarão parece ser capaz de sozinho barrar um antigo problema na rede estadual da educação do Maranhão: As artemanhas usadas por professores que não querem trabalhar causando déficit na carga horário de diversas escolas do estado. Este problema se agrava mais em escolas do interior, onde existem municípios sobrando professores e outros faltando.

Falsas licenças médicas, contratação de outros professores para trabalhar em seus lugares, dentre outras irregularidades, vem sendo uma prática usada por professores há  anos na rede estadual de educação que melhor paga o professor no país.

O secretário Felipe Camarão recorreu na semana passada ao Procurador de Justiça do Estado Luiz Gonzaga Martins Coelho para que este e o Ministério Público estadual possam lhe ajudar no combate a  este mal que tanto prejuízo causa a educação estadual.

Ficou determinado que o Ministério Público junto com a educação vão instaurar  procedimentos investigatórios para apurar a existência de professores terceirizados e a ausência de docentes efetivos na rede.

Recomendação

Também está prevista a expedição pelo MPMA de uma Recomendação à Secretaria de Estado da Educação para que seja implantado ponto eletrônico digital na rede estadual de ensino, bem como diário de classe eletrônico.

A Recomendação enfatizará que os gestores das escolas, que estiverem coniventes com as irregularidades, acobertando a ausência irregular de professores, poderão responder criminalmente e por ato de improbidade administrativa perante a Justiça.

 

Irregularidades

O secretário de estado da Educação, Felipe Camarão, explica que o Maranhão, na atualidade, possui 26.600 professores efetivos e 313 mil alunos matriculados, o que resulta numa média aproximada de um professor para 11 alunos, um quadro, segundo Felipe Camarão, equivalente ao de países como Cingapura, notório pela educação avançada.

No entanto, no estado ainda há escassez de professores nas escolas estaduais, o que gera deficiência na carga horária.

 

Sorrindo com as paredes

 

Quem deve está sorrindo com as paredes devido ao interminável desgaste e inferno político por que passa a ex-governadora Roseana Sarney é o senador do PSB, Roberto Rocha. Eleito na “cacunda” do governador Flávio Dino e seus aliados em 2014, Rocha quer mais que apenas ser senador. Ele rompeu com Flávio e sonha em destronar o governador para assumir o seu lugar como chefe do executivo estadual.

O senador socialista sabe que para chegar ao seu objetivo precisará daquele grupo que mais criticou no passado recente: O grupo Sarney.  Para tanto é preciso que tenha uma conjuntura favorável ao seu nome. Um deles é o desgaste de Roseana. Como a filha de Sarney todo dia é turbinada na mídia pelos seus atos de desgovernos, Roberto Rocha deve está sorrindo com as paredes, pois o desenho político que está sendo feito na oposição o aponta para ser o candidato a governador. É tudo que o ingrato Roberto Rocha quer…

 

Ponto facultativo para as mulheres

O deputado estadual Zé Inácio (PT) encaminhou requerimento ao Executivo para que adote no estado do Maranhão o exemplo que vem do Piauí: decrete ponto facultativo para as mulheres no Dia 8 de março, iniciativa do governador Wellington Dias, também petista.

(blog do Marrapá)

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael