Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Informes rápidos do eliaslacerda.com

A notícia positiva da semana

O deputado estadual Rafael Leitoa, do PDT(na foto acima ao lado do governador Flávio Dino), ainda está em comemoração por ser um dos principais responsáveis pela notícia positiva mais importante para Timon na semana passada:a publicação no Diário Eletrônico do governo do Maranhão da tão sonhada licitação para a reconstrução da escola estadual Caic. A licitação está marcada para o dia 28 deste mês e deixou o grupo Leitoa em festa.

O Caic foi completamente abandonado na última gestão de Roseana Sarney e os vândalos levaram tudo do prédio. Até placas de alumínio do teto eles carregaram.

O deputado Rafael Leitoa e o prefeito Luciano Leitoa continuam se movimentando para ver a reconstrução da escola realizada.

 

Situação de Emergência

O eliaslacerda.com saiu na frente na informação que dava conta que o governo municipal decretaria Situação de Emergência por conta da chuva da última quinta-feira (30). Após visitar ainda na sexta-feira (31) alguns pontos da cidade onde a chuva fez  estragos , o titular desta página ficou sabendo que o prefeito estava disposto a decretar Emergência.

Luciano Leitoa decretou na mesma sexta-feira durante a noite. O decreto tem validade por 180 dias.

 

Chuvas moderadas

Depois da chuvarada de quinta tem gente que não pode mais escutar um trovão ou ver o céu bonito para chover que fica logo assustado. Calma, pessoal. Não é bem assim.

Consulta feita pelo eliaslacerda.com junto a Defesa Civil da cidade  descobriu que a meteorologia revela ser o mês de abril de muitas chuvas, entretanto, até onde os técnicos tem estudado, não há nenhuma delas com previsão de ser tão volumosa quanto foi a de quinta-feira última.

Melhor assim…

 

Dor de cabeça para o governo

Os estragos provocados pela chuva de quinta ainda causam reflexos. Por causa dela o pagamento dos funcionários da prefeitura foi suspenso, tendo em vista que todo o governo ficou envolvido na solidariedade aos timonenses que sofreram com o temporal.

A suspensão gerou polêmica. Para alguns a medida foi certa, para outros só piorou a situação, pois muitos servidores também foram vítimas do temporal e estão precisando de dinheiro.

Em meio a este assunto, teve gente da oposição que aproveitou a Situação de Emergência para propagar que o prefeito Luciano Leitoa usaria o dinheiro dos servidores para socorrer as famílias que foram desabrigadas.

Foi preciso que Luciano Leitoa viesse a público através de uma nota comunicar que os funcionários públicos do município não terão atraso em seus salários.

 

O bom hábito do pagamento em dia

O pagamento em dia de funcionários implantado na gestão Luciano Leitoa está criando um hábito positivo entre os servidores. Acostumados a contar com o dinheiro de seus salários no final ou, no máximo, no começo de cada mês, qualquer adiamento já provoca grita dos  servidores.

O exemplo do adiamento do pagamento de na última sexta-feira ficou muito claro isso. E olha que o prefeito nem atrasou e pela lei ele tem até o 5º dia útil do mês para pagar.

Ao que parece será difícil, seja para a atual gestão Luciano Leitoa ou qualquer outro gestor vindouro voltar aos tempos da prática do atraso de salário, como ocorreu nas gestões da ex-prefeita Socorro Waquim e Chico Leitoa, onde estes atrasaram até três meses o pagamento . A cultura do receber o pagamento em dia parece ter impregnado na cabeça do funcionário público municipal e daqui pra frente atraso nunca mais.

Que permaneça assim…

 

Promotor disposto a enfrentar um problema de décadas em Timon

O promotor do Meio Ambiente, Eduardo Borges, mesmo com as águas invadindo casas em Timon, não tira seus planos para o Br-o-bró, período em que temos os meses mais quentes do ano e somos tradicionalmente atingidos por secas, que aliadas a grande quantidade de barragens nos diversos cursos dágua do município, esvaziam nossos riachos.

Eduardo Borges disse está disposto a encarar de frente o problema das barragens construídas por proprietários de sítios e terrenos na zona rural , que sem nenhum critério técnico, acabam acumulando água pra sí e deixando outras pessoas sem água leito abaixo ds riachos.

Ao titular do eliaslacerda.com o promotor Eduardo Borges disse já ter a estratégia que usará para enfrentar o problema com êxito, mas não quis revelar qual seja.

Pra quem não sabe, na década de 1990, num levantamento feito pelo antigo escritório do IBAMA em Timon, descobriu-se que existiam nada menos que aproximadamente 450 barragens nos leitos de riachos do município. De lá pra cá muitas outras já foram construídas…

 

O vereador mais badalado da Câmara

O vereador Henrique Júnior, do PTN, é mesmo o parlamentar mais badalado da Câmara Municipal de Timon. Habilidoso no trato com membros da oposição e do governo, ele tem conseguido o respeito de todos na casa.

Aliado a esse bom trato, Henrique Júnior também tem apresentado projetos interessantes que tem movimentado o legislativo municipal. O último deles foi o que muda o feriado do dia 15 de outubro em homenagem a passagem da Santa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima por Timon, para o dia 4 do mesmo mês em homenagem a São Francisco. O projeto, que sacudiu o catolicismo timonense, tem atraído muita gente para a casa e dado extenso material jornalístico na imprensa local.

 

A atitude que arrancou aplausos até da oposição

Acima o vereador trabalhando na campanha de combate ao mosquito da dengue: Em vez o blá-blá na Câmara, a prática ajuda no combate a doença.

Quem também se saiu muito bem na opinião pública com uma atitude na semana passada foi o vereador Élber Guimarães. O parlamentar, ao contrário do estilo adotado por alguns do enfadonho discurso crítico de ficar só cobrando dos gestores sem conhecer a realidade administrativa do município, preferiu ver de perto as ações do governo. Ele participou ativamente ao lado do Secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá , de uma campanha de combate ao mosquito da dengue no bairro Cidade Nova e ainda da campanha do Mutirão da Catarata, projeto do governo do estado feito no hospital Alarico Pacheco em parceria com a prefeitura .

O comportamento de Elber Guimarães arrancou elogios até mesmo do mais puro DNA opositor, o ex-secretário de infraestrutura da gestão Socorro Waquim, o engenheiro Delfino Guimarães.

Num grupo de Whatsapp Delfino disse:

“Parabéns ao vereador …isso que  todos tem q fazer. Ir às ruas dá a cara ao povo , fazer o que  o DORIA tá fazendo em São Paulo. Se é  demagogia  saberemos depois. Vereador não é só legislar, prefeito não é só executar, tem que  ir pra rua mesmo e não apenas no período eleitoral, quando  passam 24 horas na rua , fazem reuniões de manhã de tarde e de madrugada”.

 

Flávio Dino continua bem avaliado pelos maranhenses

A oposição maranhense ao governo Flávio Dino ficou mais abatida ainda neste final de semana com a publicação no Jornal Pequeno dos resultados da pesquisa do Instituto Exata sobre a avaliação dos maranhenses sobre o governo Flávio Dino. O governador tem nada menos que 60% de aprovação de sua gestão. Apenas 36% desaprova.

E o que mais impressiona é a estabilidade do governador na preferência dos maranhenses mesmo depois da aprovação pela Assembleia do aumento da alíquota do ICMS do estado. Três meses atrás, em dezembro, numa outra pesquisa Exata o governador tinha 61% e agora 60% de aprovação de seu governo, ou seja, Flávio Dino não sofreu prejuízo algum na avaliação positiva que os maranhenses tem de sua administração.


Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 64

Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 69

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael