Instituto Data Ilha divulga pesquisa para o governo do Maranhão

Pesquisa Data Ilha de intenções de votos divulgada nesta quarta-feira (14) confirma a liderança do governador Carlos Brandào (PSB) na disputa pelo Palácio dos Leões.

Segundo o novo levantamento, o candidato à reeleição possui 44,2% das intenções votos válidos, contra 24,5% de Weverton Rocha (PDT), 20,3% de Lahesio Bonfim (PSC) e 8,8% de Edivaldo Holanda Júnior (PSD).

Professor Joas Moraes (1%), Simplício Araújo (0,9%), Enilton Rodrigues (0,2%), Frankle Costa (0,1%) e Hertz Dias (0,1%), completam o quadro da pesquisa.

Com relação ao levantamento anterior, de 15 de setembro, Brandão cresceu 8,3 pontos percentuais e Edivaldo caiu 4. Todos os demais candidatos oscilaram dentro da margem de erro: Weverton (+0,8), Lahesio (+1,1), Joas Moraes (+0,4), Simplício Araújo (- 1,7), Enilton Rodrigues (-0,7), Frankle Costa (-0,7) e Hertz Dias (-1,1).

No cenário estimulado, Brandão aparece com 35,9%, seguido por Weverton (19,9%), Lahesio (16,5%), Edivaldo (7,2%), Joas Moraes (0,8%), Simplício Araújo (0,7%), Enilton Rodrigues (0,2%), Frankle Costa (0,1%) Hertz Dias (0,1). Nenhum deles somou 7,7% e NS/NR 11,3%.

O Data Ilha ouviu 2.000 pessoas entre os dias 9 e 12 de setembro e tem margem de erro de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. Foi contratado pela TV Metropolitana e está registrada no TSE sob o número MA-06939/2022.

 

Gilberto Leda

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

6 comentários sobre “Instituto Data Ilha divulga pesquisa para o governo do Maranhão

  1. Lahesio Bonfim e Bolsonaro. O povo não quer mais. Mudou e vai mudar mais ainda. Ainda tem muita gente seca. O povo tá acordado.

  2. O governador Carlos Brandão e o ex-governador Flávio Dino, candidatos a reeleição e ao Senado, respectivamente, contabilizaram mais um resultado negativo para a República do Maranhão, fundada por ambos em 2015.
    A 11ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública, que utiliza ferramenta técnica desenvolvida pela Economist Intelligence Unit com o intuito de gerar diagnósticos e direcionamentos para a atuação dos líderes públicos estaduais, atestou que o Maranhão é o último do Brasil no que se refere à disputa no setor público como elemento de promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social.
    O Estado gerido por Dino e Brandão ganhou apenas do Amapá.
    Já entre os Estados do Nordeste, o Maranhão ficou na última posição.
    Foram selecionados os indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
    O Maranhão caiu da 23ª colocação no Ranking de 2021 para a 26ª colocação nesta edição. O Estado perdeu posições nos pilares de Solidez Fiscal (-4), Infraestrutura (-3), e Educação e Eficiência da Máquina Pública (-2 cada).
    Entretanto, o MA ganhou posições no pilar de Inovação (+7).

  3. O foguete está em queda livre. Ele deve ser dos foguetes que o Ellon Musks faz, pq tá dando ré em todas as pesquisas.

  4. Pode esperar com certeza LAHESIO BONFIM estará no segundo turno para abater seu concorrente…e fora Flávio Dino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *