Maranhão descarta 5 casos suspeitos de Varíola dos Macacos no estado

Depois de confirmar o segundo caso na noite da sexta-feira (12), a Secretaria de Saúde do Maranhão, na manhã deste sábado (13), informou que cinco casos suspeitos de Varíola dos Macacos já foram descartados.

Até sexta o estado possuía nove casos suspeitos da doença. Os pacientes eram dos municípios de São Luís (2), Timon (2), Barão de Grajaú (1), Bela Vista do Maranhão (1), Buriticupu (1), Paraibano (1) e Tutóia (1).

A Secretaria de Saúde não informou de quais foram os municípios que tiveram os casos descartados.

Sendo assim, o Maranhão, neste momento, possui duas pessoas infectadas, ambas do sexo masculino, mas em quadro estável de saúde, e dois casos suspeitos, ainda aguardando a confirmação do resultado dos exames.

Os dois primeiros casos da Varíola dos Macacos no Maranhão foram confirmados nesta semana, mas o secretário de Saúde, Tiago Fernandes, descartou a necessidade de medidas restritivas no estado.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

 

Do blog do Jorge Aragão

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *