Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Mediação de conflitos na escola é tema de encontro da rede municipal de educação de Timon

20190705_090935

Para debater o tema “Mediação de Conflitos”, as equipes de núcleo gestor (diretores e supervisores) das escolas da rede municipal de Timon participaram, na manhã de ontem, sexta-feira (05/07), no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, do II Encontro do Gestão Mais. Um programa de formação, implementado em 2016 pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) nas escolas da rede, que realiza encontros mensais com o objetivo de socializar conhecimentos e atividades de extensão para o núcleo gestor. Através das informações obtidas nas formações, o núcleo gestor repassa o conhecimento para seus professores e demais servidores da escola.

20190705_090808

A palestra do encontro deste mês foi ministrada pela psicóloga Andréia Leite e focou na mediação de conflitos nas escolas e de que forma ela pode ser implementada. “A ideia é que pais, professores e alunos se empenhem na mediação dos conflitos, difundindo a cultura da paz e a mediação como forma pacífica de resolução de problemas”, explica a psicóloga.

20190705_085735

Este tema tem sido aplicado em algumas escolas da rede por intermédio do projeto “Mensageiros da Paz”, que visa reduzir casos de violência escolar. Atualmente, o projeto está sendo realizado em nove escolas da rede municipal, sendo duas da zona rural. A proposta é desenvolver ações voltadas para que os estudantes aumentem o respeito ao colega, aos professores, à família e também ao ambiente em que eles estão inseridos.

 

Antes do tema principal deste II Encontro, a coordenadora de Formação Continuada da Semed, Francisca Lima, destacou os ganhos que a educação de Timon já conquistou com o programa Educar Pra Valer, implantado este ano nas escolas da rede. Francisca Lima ainda abordou a necessidade de todos seguirem o passo a passo, os cronogramas e o planejamento do Educar Pra Valer para que o acompanhamento sistêmico ocorra de maneira correta em todas as escolas. “Através destes acompanhamentos percebemos que nós já começamos a avançar. Contudo, ainda há muitos desafios a serem superados, como as reprovações e a evasão escolar, e somente com o empenho de todos poderemos conquistar novos índices”, afirma Francisca.

20190705_090827

A coordenadora também avaliou a participação da Semed no encontro realizado em São Luís/MA com a equipe técnica do Educar Pra Valer e que reuniu os cinco municípios maranhenses (Codó, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Timon e Vargem Grande) que estão trabalhando em parceria com o programa.

 

Da assessoria

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael