Destaques

Mudanças Climáticas: Governador do Piauí alerta que temperatura no estado vai a 50 graus Celsius

O governador Wellington Dias (PT) é um dos representantes do Brasil, integrando o Consórcio Brasil Verde, na COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que ocorre em Glasgow, na Escócia. O governador disse que estudos apresentados na conferência mostram que a temperatura de Teresina e outros municípios piauienses aumentarão do pico de 45 graus celsius para 50 graus até 2050.

Wellington e líderes de governo. Crédito: Ascom/Consórcio Nordeste.

Além disso,  os intervalos entre as secas no Piauí e no Nordeste foram reduzidos de 30 para 10 anos. “Se já chegamos a 45 graus ou mais em alguns municípios como Teresina e outros, imagine com mais 5 graus, com 50 graus… Muda tudo”, classifica Wellington Dias ao mencionar estudos não contestados de que as temperaturas globais devem crescer até cinco graus até 2050.

Todos os estudos não contestados apontam que no ritmo atual é possível mais 5 graus de elevação bem ali em 2050, daqui a 29 anos. Reduzir para um máximo de 1,5 graus, é o que a ciência diz que com muitos cuidados, com a proteção dos olhos, prevenção a câncer de pele etc ainda temos chances de resistir. Estamos falando do ser humano, mas e os rios? Lagos… com maior evaporação? E as plantas, aves e animais menos resistentes a altas temperaturas? – Wellington Dias

Lista de governadores participantes por bioma:

Caatinga – Wellington Dias(PI)

Mata atlantica – João Dória (SP)

Pampa – Eduardo Leite (RS)

Cerrado – Ronaldo Caiado (GO)

Pantanal – Mauro Mendes (MT)

Amazônia – Helder Barbalho (PÁ)

Leia o relato do governador:

Acompanhei desde Copenhague, quando eu estava no parlamento federal(deputado federal e depois senador pelo Piauí), e  pelo Fórum dos governadores do Brasil, até a COP 15, quando o Brasil liderou com outros países os entendimentos para elevação da temperatura não ultrapassar 1,5 grau é um conjunto de metas para o mundo de preservação de reservas nativas e ainda política contra desmatamento ilegal.

Hoje chegaremos na COP 26, para defender com o Fórum dos Governadores do Brasil e representarei os Estados pelo Bioma Caatinga, e Defesa Firmes para  que o Brasil não dê passos para trás! 

A novidade é que chegaremos desta vez de forma propositivo, a ausência de propostas concretas do governo central do Brasil e o retrocesso que tivemos e até desmoralização na área ambiental, não cabe mais só promessas não cumpridas, vamos chegar na Escócia como Consórcio Brasil Verde, uma carteira de 9 projetos das cinco regiões do Brasil e principais Biomas, e propostas efetivas pelos Estados Brasileiros e DF.

Wellington Dias – Governador do Estado do Piauí

 

Do meionorte.com

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade