Oposições de Colinas buscam entendimento
Acima da esquerda para a direita: Vereador Ovaldinho, Leny Régia, ex-vereador Gonçalo Neto, Márcio Jerry, Zé Eider e a professora Ana Paula.
As oposições em Colinas, no interior do Maranhão, buscam um entendimento que possa resultar numa coalizão de forças para enfrentar o atual prefeito Antônio Carlos, do PSD. Dividida em três grupos, o do ex-prefeito Zé Henrique Brandão, o da vereadora do PC do B, Leny Régia e o do ex-deputado estadual Zé Eider, as forças de oposição sabem que sem união dificilmente se tornarão competitivas no pleito deste ano.
Líder maior do “Bananeiro”, o mais antigo grupo político local, o ex-deputado Zé Eider deu o sinal de que está aberto a conversações e entendimento. Ontem (29) em São Luis ele teve encontro com o Secretário Estadual de Articulação Política, Márcio Jerry, a pré-candidata a prefeita pelo PC do B, vereadora Leny Régia e outras lideranças partidárias de Colinas. Márcio Jerry é irmão de Leny Régia e como presidente estadual do PC do B, tenta unir as forças opositoras.
O encontro deixou o mundo político colinense cheio de especulações. A mais corrente na cidade foi a de que Zé Eider teria fechado entendimento para apoiar Leny Régia. Entretanto em sondagem feito pelo eliaslacerda.com descobriu-se que o acordo entre a pré-candidata e Zé Eider não foi fechado ainda, muito embora ambos tenham deixado o encontro muito perto disso.
Uma eventual aliança Régia com Zé Eider embora fortaleça a pré-candidata, não encerra o problema para as oposições. Faltará ainda buscar outro entendimento para a incorporação do grupo político opositor mais importante da cidade: O do ex-prefeito Zé Henrique e sua pré-candidata a prefeita, Valmira Miranda, ex-prefeita da cidade de 2008 a 2012.
Zé Henrique é irmão do vice-governador Carlos Brandão e alega que sua candidata tem mais densidade eleitoral nas pesquisas que a vereador Leny Régia.
No entanto, impulsionado pelas obras que vem inaugurando, o atual prefeito Antônio Carlos bateu forte em Valmira a jogando para a segunda posição nos últimos levantamentos de pesquisas internas feitas para consumo dos grupos políticos. A ex-prefeita também não tem posição favorável quando o assunto é rejeição.
Régia tem a seu favor os números baixos de rejeição entre os pré-candidatos. Ela está em posição confortável nesse quesito quando confrontada tanto com o prefeito Antônio Carlos quanto com Valmira Miranda.
Mas isso não é motivo para convencer o ex-prefeito Zé Henrique. O que o irmão do vice-governador Carlos Brandão teme é entregar todo o seu patrimônio político eleitoral em troca do nada. Até agora não se tem notícia de nenhum sinal dele que não seja em favor da pré-candidatura de sua aliada, a ex-prefeita Valmira Miranda.
Por conta dessa situação há quem acredite que o caminho mais fácil para o entendimento seria mesmo uma interferência do governador Flávio Dino e seu vice Carlos Brandão. Somente os dois junto com Márcio Jerry teriam condições de colocar as oposições unidas num mesmo palanque em Colinas.
Enquanto o entendimento não vem, o prefeito Antônio Carlos segue firme com seu trabalho e grupo político unido rumo a reeleição. Ele sabe que se o cenário político colinense continuar sem mudança, a eleição próxima lhe será amplamente favorável…