Pesquisa revela se brasileiro quer ou não Bolsonaro preso após escândalo das joias

Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (18/8) mostra que a opinião dos brasileiros está dividida sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso que investiga a venda de joias por seus auxiliares.

Enquanto 41% dos entrevistados concorda que o ex-mandatário deveria ser preso por envolvimento no caso, 43% discorda. O cenário é de empate técnico.

O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Aqueles que não sabem ou não responderam somam 16%.

Os entrevistados foram perguntados sobre o conhecimento acerca da operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta semana, que apura a venda no exterior de presentes recebidos por Bolsonaro. O tema é conhecido por 66%, enquanto 34% disseram não saber sobre a operação.

Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, 62% concorda com a prisão de Bolsonaro pelo caso das joias. 24% discorda e 14% não sabe ou não respondeu.

Já entre os bolsonaristas, apenas 19% concorda com a prisão do ex-presidente, 68% são contra e 13% não sabem ou não responderam. O cenário é dividido entre quem votou branco/nulo no segundo turno: 39% concordam com a prisão e 36% discordam, 25% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi realizada entre ou dias 10 e 14 de agosto e ouviu 2.029 pessoas nas cinco regiões do país. O índice de confiança é de 95%.

 

Do Metrópoles

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

7 comentários sobre “Pesquisa revela se brasileiro quer ou não Bolsonaro preso após escândalo das joias

  1. Membros do poder judiciário deste país devem olharem pra seus narizes, observar que esta virando cultura esse joguete de política e justiça. Sei que únicos impossíveis de serem presos são os próprios ministros. Sinceramente esculhambaram nossa constituição tem brechas pra tudo e justificativas fantasiosas. Parece que o sistema de corrupção está plantado é na toga de alguns magistrados brasileiras. Uma vergonha ‘ uma grande vergonha pra nós brasileiros!
    Prenderam o presidente Lula deram a eleicao ao bolsonaro..agora querem prender o ex presidente bolsonaro e se Lula não fizer o o que ele querem vão prender Lula e dar a eleição pra bolsonaro. Não duvidemos desse sistema maldito do poder dos hipócritas da toga.

  2. Ese povo estão fazendo de tudo pra prender bolsonaro,sendo que quem deveria continuar preso não está.ô Brasil. Tenho até medo de falar o que penso porque nesse país tudo dá processo

    1. Na verdade, nao existe alguém capaz neste país que possa governar com seriedade, com os pés no chão, com a força de vontade fazer o bem para as pessoas que mais precisam. Infelizmente a 90% daqueles que desejam governar o país já é pensando em benefício próprio, no interesse particular, famíliar e parental… O poder falar mais Alto.

  3. Não devemos julgar o ex-estadista através de jóias, quando se deparemos no tocante a lava jato.
    (…) Mais tarde vamos pedir uma pizza.

  4. Acredito que a própria pesquisa seria fora de propósito se fosse em um país sério. Deveria ser o mesmo para o Brasil, mas como nosso país de forma alguma é sério, nesse sentido, faz “sentido”(lamentável). No meu entender não cabe a mim nem a “ninguém” dizer se é contra ou favor de uma prisão do ex-presidente (pra ser objeto de pesquisa). O que deveria responder a isso seriam os fatos baseados na lei. O que diz a lei? O que dizem os fatos? Ainda estão investigando, então nesse sentido a pergunta seria: o que dirão os fatos?. É nisso que nós brasileiros deveríamos esperar. Sabemos que as leis tem sua interpretação, e que nem sempre é possível se provar a materialidade de um crime, e que em muitos casos até injustica acontece com pessoas, mas será que a justiça brasileira não seria capaz de interpretar isso aí com isenção? E as provas são conclusivas?. Se tudo isso se provar, caberia então, perguntar se a opinião das pessoas era a favor ou contra a prisão?. São estabelecidas penas para crimes levando em consideração uma série de questões, mas seria razoável fazerem uma pesquisa perguntando se alguém é contra ou favor de um “reu” (mesmo sendo um ex-presidente, se este tiver cometido um crime?) E se for provado que o mesmo cometeu o crime deliberadamente?. Seria mais razoável se perguntassem se o ex-presidente era inocente ou culpado na opinião das pessoas nesse “início” de investigação , mas perguntar quem é a favor ou contra sua prisão? Politizado a questão? Quem tem que dizer se o ex-presidente deve ser preso ou não, é a lei e uma investigação competente e uma interpretação equilibrada com um julgamento justo, não a população. Deveriamos perguntar se seriamos a favor ou contra a punição de um estuprador famoso? (Se de fato estivesse comprovado o crime). Deveriamos perguntar se alguém é a favor ou contra a punição de um latrocida ou ladrão ? (Se de fato fosse provado o crime). Deveria não ter a ver com esquerda e direita ou com quaisquer ideologias rasas, ou paixões políticas, mas com uma justica equilibrada. Mas aqui é Brasil. No meu entender nós somos gado(uns mais outros menos, mas gados). O Brasil não se degradou , na verdade nunca ascendeu a condição digna em meu entender, sempre foi doente. Muitos paises passaram por problemas profundos antes de encontarem um “rumo” seguro. Não digo que nosso país é o pior do mundo, porque não é, mas acredito que ainda está distante de encontrar a seriedade em muitos aspectos (Seria bom se estivesse no caminho). Em meu entender uma pesquisa como essa, está aí para provar, mesmo que supostamente tenha sido feita para medir alguma suposta polarização. No meu entender é o “puro reflexo” da “pequenez” da sociedade brasileira, seriam então válida?, no meu entender não, porque reforçaria sua “pequenez” como sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *