Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Pesquisa XP : Lula e Ciro ampliam vantagem sobre Bolsonaro no 2º turno

Ex-presidente e ex-ministro venceriam com mais de 10 pontos o atual presidente em uma eventual disputa ao Planalto

 (crédito: PT/Reprodução; Agência Brasil/Reprodução; Redes Sociais/Reprodução)
(crédito: PT/Reprodução; Agência Brasil/Reprodução; Redes Sociais/Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) têm mais de 10 pontos percentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em eventual segundo turno da corrida ao Palácio do Planalto. É o que aponta a pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira (17/8). As lideranças do petista e do pedetista em seus respectivos cenários foram ampliadas em relação ao levantamento anterior, de julho.

Segundo o levantamento publicado nesta terça, em hipotético confronto direto, Lula teria 51% das intenções de voto, ante 32% de Bolsonaro. O cenário tem 17% de votos brancos e nulos ou cidadãos que optaram por não responder.

Em um mês, a dianteira do ex-presidente foi ampliada em cinco pontos. Na última pesquisa, Lula vencia por 49% a 35%.

Ciro Gomes, por seu turno, tem vantagem de doze pontos: segundo o estudo XP/Ipespe, o representante do PDT vence Bolsonaro por 44% a 32%, com 24% de abstenções. Em julho, a diferença era de 10 pontos: 43% a 33%.

Bolsonaro também perde para Moro, Doria, Mandetta e Leite

O levantamento também simulou diversos outros cenários de segundo turno. Jair Bolsonaro sofre reveses em todas as hipóteses em que é citado. Contra o ex-juiz Sergio Moro, que foi seu ministro da Justiça e está sem partido, a derrota é por 36% a 30%.

Ante o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), Bolsonaro perde por 37% a 35%. O tucano cresceu três pontos em um mês. Contra o também tucano Eduardo Leite, que governa o Rio Grande do Sul, o cenário também é apertado, mas o presidente tem 33%, contra 35% do adversário.

O ex-ministro da Saúde e ex-deputado federal Luiz Henrique Mandetta, do DEM, também é citado. Em disputa direta com Bolsonaro, o médico triunfa por 38% a 34%.

Na direção oposta, Lula acumularia vitórias em eventuais confrontos com Ciro, Leite e Moro.

Rejeições

Os cidadãos ouvidos pelos pesquisadores também discorreram sobre a rejeição aos potenciais presidenciáveis. Sessenta e um por cento disseram não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, enquanto 45% deles afirmaram não escolher Lula sob hipótese alguma.

A pesquisa tem margem de erro de 3,2%. Para dar forma aos dados coletados, foram feitas 1 mil entrevistas, espalhadas por todo o país. Os contatos ocorreram entre os dias 11 e 14 deste mês.

6 cometários

Sebastião Rodrigues de Araújo
Comentou em 17/08/21

Aonde foi feita essa pesquisa? Hoje o ex-presidiario esteve em Teresina, maior reduto eleitoral dele, e o que foi visto, foi baderna e meia dúzias de esquerdistas requenguelados! Brasil acima de tudo e Deus acima de todos não se precisa de pesquisa fantasiosa

Valdomiro da Costa e Silva
Comentou em 17/08/21

Elias Lacerda eu queria saber onde tu encontra esse resultado de pesquisa com essa vantagem do Lula sobre Bolsonaro….Parece uma comédia afirmar isso na mídia.Onde que um presidiário há mais de um ano das eleições vai ampliar vantagem sobre o Presidente….Vc é inteligente.

Vicente
Comentou em 17/08/21

Mais uma pesquisa mentirosa
Que vergonha dessa mídia

Raimundo
Comentou em 18/08/21

Se presidiário tem voto, imagina o mito. pesquisa comunista.

EDGAR CASTRO VIANA
Comentou em 18/08/21

Eu respeito o nosso amigo Elias Lacerda mas como é q você meu amigo posta uma pesquisa tão mentirosa dessa no seu portal, porque o q se ver é a empresa mentindo dia e noite sobre o presidente da República, e dizer q esse Ciro Gomes tá com vantagem sobre o Bolsonaro isso é brincadeira.

J. ribeiro
Comentou em 18/08/21

Pesquisa mentirosa, igual 2018, todos venceriam Bolsonaro, sabemos o resultado. Agora até o presidiário vence, já pensou o Brasil governado por um presidiário.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael