Prefeita Dinair Veloso tem reunião com representantes de religiões de matrizes africanas

Com articulação do vereador do PDT, Alexandre da Comunidade, na manhã desta terça-feira (13), a prefeita Dinair Veloso recebeu representantes de religiões de matrizes africanas para tratar de pautas elaboradas no Primeiro Encontro Municipal dos Terreiros de Umbanda de Timon, que aconteceu em outubro do ano passado.

 

“Fomos procurados para tratar sobre diversas pautas de interesse dos povos de terreiro. Aqui pudemos direcionar em questões legais e administrativas, além de aproximar mais ainda das nossas secretarias. Então, conversamos sobre questões para além da pauta solicitadas e exploramos ações que abrangem as secretarias de educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Foi uma conversa construtiva e foi um prazer conhecê-los”, disse a gestora municipal.

 

A principal pauta solicitada foi o reconhecimento e a regularização do povo de terreiro. A partir deste assunto, discorreram sobre o apoio das secretarias para estimular a inclusão dos povos de terreiro, fortalecendo ações para fazer uma ponte entre os terreiros e a Prefeitura.

 

Para o Pai Germano de Oxossi, Coordenador Municipal da Articulação Nacional de Povos de Matriz Africanas (ANPMA) e do Instituto Deus e Amor (IDA), a reunião foi importante para alinhar as demandas da comunidade.

“Vai fazer um ano que tivemos o Primeiro Encontro Municipal dos Terreiros de Umbanda de Timon. Hoje estamos trazendo para dentro dessa reunião pontos que foram abordados nesse encontro, que é o credenciamento/ regulamentação documental desses terreiros e também ações das próprias secretarias voltadas para dentro dessas instituições religiosas. Aqui conseguimos alguns nortes, alinhar de uma forma muito receptiva demandas da nossa comunidade que, no decorrer do tempo, o poder municipal, as secretarias, se comprometeram a nos dar um certo suporte, orientação de como buscar soluções para essas comunidades para suas demandas”, disse.

 

Também participaram da reunião o Pai Rondinelli Santos, o Pai Germano, o Pai Kleiton de Ogum, o Vereador Alexandre da Comunidade e representantes das secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Direitos Humanos, Comunicação, Administração e Assistência Social.

 

Da assessoria

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *