Programa Família Acolhedora de Timon participa de capacitação on-line para fortalecimento das ações

00A coordenação do programa Família Acolhedora de Timon participou, nesta quinta (02) e sexta (03), de uma capacitação on-line com gestores de todo país, para discutir medidas e novas estratégias que fortaleçam as políticas públicas e contribuam para assegurar os direitos das crianças e adolescentes.

A atividade foi coordenada pela assistente social Neusa Cerutti, atuante na área há 20 anos, já foi coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar de Cascavel no Paraná, cidade referência no Acolhimento Familiar no Brasil. A especialista esteve em Timon, em 2017, na época da implantação do programa, possui uma estrita relação com o município, ajuda e orienta nas ações, tal como a capacitação realizada nesta semana.

Durante os dois dias foram apresentadas diversas temáticas relacionadas ao que é acolhimento familiar, estratégias a serem adotas com as famílias durante a pandemia e troca de experiências.

  “A capacitação proporcionou o alinhamento de estratégias e a aquisição de informações importantes, que vão contribuir para o trabalho da equipe na execução das atividades em Timon”, explica a coordenadora do programa no município, Cléuma Feitosa.

O programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes, ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar em ambiente sadio. A criança contemplada é transferida para uma família cadastrada e durante a estadia é acompanhada por uma equipe técnica. Enquanto isso, os responsáveis de origem passam por uma série de ações socioassistenciais realizada por uma equipe formada por assistente social e psicóloga. Atualmente em Timon, o programa possui três famílias acompanhadas.

Para participar, indicar alguém, ou saber mais informações a equipe da Família Acolhedora está localizada na sede da SEMDES (Rua Miguel Simão, 825- Centro).  Durante a pandemia, o atendimento está sendo feito somente através do número: (86) 98809-0020, ou do e-mail: [email protected]

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
TekyNik