Projeto de vereador vai controlar a superpopulação de animais abandonados em Timon
O vereador Pedro Augusto, do PL, abraçou de vez a causa de defesa dos animais domésticos em situação de abandono na cidade. O parlamentar, o primeiro na história de Timon encampar esta luta, apresentou na Câmara Municipal um projeto de sua autoria que trata sobre a obrigatoriedade da castração gratuita de cães e gatos em situação de abandono.
A nobre causa recebeu na sessão desta quarta-feira, dia 15, a aprovação dos outros vereadores do legislativo timonense, o que foi uma importante vitória pela causa animal.
Pelo projeto do vereador, o poder público deverá castrar cães e gatos em situação de abandono ou sob cuidados de pessoas de baixa renda que desejam realizar o procedimento em seus animais. A lei também alcança entidades que zelam pelo bem-estar animal no município.
Em conversa com o eliaslacerda.com, Pedro Augusto destacou que animais domésticos em condições de abandono são um problema para a saúde pública em Timon e no país inteiro, especialmente com a reprodução descontrolada, como acontece na atualidade. Ele diz que Timon tem uma população enorme de cães e gatos em situação de abandono. Esses animais sofrem e lutam todo dia pela sobrevivência, revirando lixo e se reproduzindo sem controle algum, o que traz má qualidade de vida a eles próprios e submetem a população timonense a várias doenças.
O vereador destacou que o projeto também socorre famílias de baixa renda que criam animais domésticos e não possuem condições de castrar seus animais. “Está provado que a castração não traz nenhum mal a saúde do animal. Pelo contrário, traz até benefícios como evitando alguns tipos de doença. Nem a vida sexual deles é afetada. Portanto, nosso projeto beneficia os animais e por conseguinte, também a população”, destacou o vereador Pedro Augusto.
Laiane
Comentou em 15/12/21