Promotor recomenda que Rafael anule nomeação de Amanda Waquim

Águas de Timon - Novembro/2024

Acima a advogada Amanda Waquim

O Ministério Público de Timon enviou recomendação ao prefeito Rafael de Brito que anule o ato de nomeação da advogada Amanda Waquim do cargo de procuradora geral do município. A nomeação dela para o cargo aconteceu nesta semana.

De acordo com a recomendação, o promotor da probidade administrativa, Sérgio Ricardo Martins argumenta que a advogada Amanda Waquim, por ser filha da vice-prefeita Socorro Waquim, sua nomeação caracteriza nepotismo, ferindo princípios constitucionais importantes da administração pública.

A recomendação foi enviada ao prefeito Rafael que deve decidir que posição tomar após reunião com sua assessoria jurídica.

Aguardemos o desfecho do caso…

 

 

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

13 comentários sobre “Promotor recomenda que Rafael anule nomeação de Amanda Waquim

  1. Ah, agora ficou claro, o porquê, dessa briga judicial do prefeito Rafael Brito, a intenção era nomear a filha da vice prefeita Socorro Waquim.

  2. Coerência realmente não ficou pra todo mundo. Se fosse nomeação por aprovação em concurso público va lá. Mas Não é o caso …

  3. Como nepotismo? O gestor do município é o Rafael Brito e não a Socorro Waquim, agora se vice prefeita venha a assumir DEFINITIVAMENTE a administração como sua gestora aí sim poderia se discutir de procurador geral caracteriza nepotismo ou estaria coberto por sumula do supremo que permite indicação politica para o primeiro escalão

  4. É Nepotismo sim!!! Você quer saber mais que o Promotor de Justiça Luís Cláudio? O Promotor é um Homem que conhece as leis mais do que a gente. Quando eu vejo a pessoa defender esse tipo de atitude é muito suspeito. Rafael tá pregando uma coisa e vivendo outra. Começou mal seu moço.

  5. Acho interessante que pessoas anônimas se apresentam e defendem que é nepotismo, mas quando a esposa do ex-prefeito Luciano Leitoa foi nomeada secretaria ou quando a irmã da ex-prefeita Dinair foi nomeada Chefe de Gabinete o Exmo. Sr. Promotor não fez quaisquer recomendação e são parentes de primeiro grau, agora a nomeação da Dra. Amanda que não tem quaisquer parentesco com o prefeito Rafael é apresentada uma recomendação? A Amanda é sim filha da vice-prefeita Socorro Waquim, mas tal ligação familiar não configura nepotismo de acordo com a sumula vinculante nº 13. Agora se foi revogada o Exmo. Sr. Promotor pode solicitar ao Juiz dos feitos da fazenda publica a abertura de processo contra a nomeação

    1. Talvez vc não saiba ou ignora, mas, na gestão da atual vice prefeita quando gestora de Timon, a irmã e o filho foram secretários respectivamente nas pastas da Educação e Esportes, refiro-me a prof. Suely Almeida e o hoje vereador é líder do governo Rafael, Ulisses Waquim.

  6. Ser promotor não significa que vc conhece todas as leis do país, principalmente promotor e juiz, que rodam várias cidades até chegar em Timon. A recomendação desse promotor não tem fundamento, pois o cargo de procurador-geral do município tem o status de secretário municipal, e, como todos sabem, o que é mais comum é prefeito nomear filhos e esposa para os cargos de secretário, pois são cargos políticos, exceção a vedação da vedação ao nepotismo. Cada vez mais a gente vê o judiciário e o MP querendo se intrometer em áreas políticas que não lhe dizem respeito, e o pior, sem fundamento algum.

  7. É Senhores ” Doutores” do Direito, mesmo não sendo dá área jurídica é uma ação vergonhosa do Prefeito. Quando eu vejo a pessoa defender esse tipo de atitude pode ir atrás. É uma coisa feia e imoral.

  8. Aí tem gente que tá defendendo essa atitude do prefeito por que trabalhou muito tempo com a Socorro Waquin. Todo mundo sabe quem é. Defender as amizades né papai.

  9. Parece-me NÃO configurar o nefasto NEPOTISMO no caso posto. Como o cargo de Procurador Geral do Município tem classificação de Secretário, sendo de natureza política, logo não incide nas vedações da Súmula Vinculante 13′ STF.
    Ademais, também espanca a tese nepotismo as qualificações positivas da nomeada que tem notório saber jurídico que a qualifica para o mister.
    Agora, se a lei de organização administrativa da PGM permite que o PG não seja do quadro efetivo, aí é outra questão…

  10. Vamos considerar que é legal! Porém é imoral, assim como os outros casos citados, a palavra do candidato era simplesmente modificar todavia começa fazendo o mesmo do mesmo, cuidado , veja por onde andou Dinair e os amigos de hoje serão com certeza os inimigos de amanhã!

  11. É PESSOAL.. A AGUA DO RIO SO CORRE PARA O MAR…KKKKKK, MAS O RAFAEL NÃO FALOU QUE IA SER O PREFEITO DA MUDANÇA, DA DIFERENÇA,.. TUDO MENTIIIIIIRA||| TUDO IGUAL||

  12. PORQUE O MP NÃO SE POSICIONOU EM OUTROS CASOS DE NEPOTISMO NO GOVERNO PASSADO!! MUITO ESTRANHO!! E NÃO É NEPOTISMO CARAMBA!! O PREFEITO NÃO TEM PARENTESCO COM A DRA. AMANDA WAQUIM!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *