Rede Poti é implantada no IFMA para otimizar inclusão de estudantes de Timon nas pesquisas acadêmicas

Nesta terça-feira (28), foi anunciado o implemento da Redecomep, a Rede Poti, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A prefeita de Timon, Dinair Veloso, apresentou o programa ao lado do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. A Rede Poti serve redes de alta velocidade, com uma infraestrutura de fibras ópticas para interligar de forma otimizada a área acadêmica e de pesquisa.
A comunidade do IFMA prestigiou o anúncio da ligação do Campus com a Rede Poti, que começou a funcionar nesta segunda-feira (27). “Vai conectar a comunidade escolar com o Brasil e com o mundo”, celebrou a prefeita de Timon.
A iniciativa que envolve tecnologia e informação reuniu o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Ferreira, reitores de outras instituições do Maranhão e Piauí, além de gestores municipais. O Ministro lembrou das mudanças na Educação da cidade e destacou que Timon “hoje é exemplo, com investimento em obras educacionais e capacitação dos gestores da rede educacional”.
A Rede Poti já atende instituições vizinhas como Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), agora vai beneficiar o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Timon, com acesso mais veloz à internet e conexão mais estável via fibra óptica.
“É a ampliação do link de internet, saindo de 1gb para 10gb. Um aumento de dez vezes a velocidade, e com isso vamos garantir a maior inclusão de jovens em projetos inovadores dentro do Campus para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, como a Sala e-Games”, explicou o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Ferreira.
Na ocasião, também foi apresentada a sala e-Games. O espaço pedagógico busca possibilitar a criação de um ecossistema focado no uso de tecnologias, desenvolvimento de jogos eletrônicos e também como ferramenta para contribuir na evasão escolar.

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

3 comentários sobre “Rede Poti é implantada no IFMA para otimizar inclusão de estudantes de Timon nas pesquisas acadêmicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *