Retirada de árvores da frente da empresa Dois Irmãos causa especulação

A retirada de árvores da frente do prédio onde funcionou a empresa de transporte coletivo Dois Irmãos, na avenida Presidente Médice, gerou várias especulações.

Um leitor do eliaslacerda.com enviou fotos da calçada completamente nua sem as árvores que estavam no local.

A situação fez com que algumas pessoas especulassem sobre uma possível venda do prédio da empresa e que a mesma poderia estar sob nova administração. O eliaslacerda.com foi atrás da informação e descobriu que esta especulação não procede.

Acima um exemplar de pé de Nim ; A árvore tem origem indiana e é prejudicial a flora nacional

Segundo apuramos, as árvores foram retiradas num trabalho feito pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana e faz parte da recomposição paisagística da cidade que vai tentar substituir todas as árvores da espécie Nim pelas da flora regional.

Segundo especialistas, o Nim é um tipo de árvores que tem origem asiática e traz preocupação para os ambientalistas, pois tem alto poder de proliferação e causa danos a outras espécies de vegetais e até animais, uma vez que possui também propriedades repelentes. Além de tudo, a espécie Nim se alimenta dos microorganismos da terra, é repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora, é árvore invasora e até abortivo natural.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Carlos Assunção, as árvores retiradas da calçada da Dois Irmãos já vão ser substituídas por outras da flora local e atendeu a um pedido tanto da empresa Dois Irmãos , quanto da Equatorial Energia que estaria reclamando de problemas com a fiação. “Nosso trabalho é substituir os pés de Nim todos da zona urbana por árvores nativa da região, mas neste momento o trabalho está suspenso por conta das altas temperaturas climáticas. Nas primeiras chuvas voltaremos com esse trabalho”, disse José Carlos Assunção.

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

8 comentários sobre “Retirada de árvores da frente da empresa Dois Irmãos causa especulação

  1. Quais as árvores que estão recomendando para plantarmos,pode ser o caneleiro ?

  2. Hum então a solução é remover as plantas. Quanta ignorância. Esse secretário deve estudar mais

  3. Ótima a decisão de colocar árvores que sejam nativas do meio norte.
    A Secretária Municipal de Meio Ambiente deve intensificar o trabalho de arborizar esta cidade tão quente. Os moradores, por sua vez, zelar para combater o vandalismo contra as mudas plantadas.

  4. Nossa cidade/região é muito quente, deveriam fazer esse trabalho próximo ao inverno, agora plantar árvores que no verão as folhas caem, não nos servem, pois no verão precisamos de sombra.

  5. Realmente é necessário que nossa cidade passe por um processo intensivo de arborização. Nossa região por natureza tem altas temperaturas. Plantar árvores adequadas, e que deem sombra. Inclusive há muito espaço para arborização no canteiro central de muitas avenidas. A extensão da própria Av. Presidente Médici- Carlos Jansen ainda tem muito espaço. É um trecho de uma rodovia federal, mas vendo que já existe o início de uma arborização, seria bom concluir o trabalho (com o aval dos órgãos competentes para essa finalidade, obviamente). E pensar que o canteiro central das avenidas de Timon eram totalmente pelados há alguns anos (um absurdo), obviamente que devemos tratar de agora pra frente até porque não se pode corrigir o passado, porém nossa querida Timon, deveria traçar um projeto arrojado de arborização adequada, para colaborar com a temperatura e também com o embelezamento de nossa querida cidade. Acho inclusive que o poder público municipal poderia buscar recursos para a edificação de duas grandes praças em nossa cidade, eu sugiro o nome de praça Gonçalves Dias (nosso grande poeta) e Praça João Lisboa, nestas poderiam ter um magnífico desenho paisagístico e onde se poderiam plantar belas árvores, além de ser boas áreas de lazer. A praça João Lisboa poderia ser construida no local conhecido como “Arena Timon” na Av. TERESINA, onde se realizam os evento juninos (estes poderiam ser tranferidos para o espaço do lado( antigo espaço Fama) se tivesse qualquer problema envolvendo esse espaço, o poder público poderia procurar resolver. E com relação ao espaço da garagem da antiga empresa Dois Irmão seria ideal uma unidade do SESC que trouxesse atividades culturais a um preço acessível para a população Timonense. Nisso nossa querida Timon ainda é ignorada. E ainda com relação à arborização, deveríamos buscar isso o quanto antes, pois uma árvore em muitos aspectos demora a crescer, e nossa querida Timon está precisando disso pra ontem.

  6. Isso é falta de planejamento,deveria cortar em outro momento o tempo tá muito quente,esperar mais um pouco com certeza não ia desequilíbrar a fauna nem a flora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *