IPTU Timon
Destaques

Saiba quem foi Francisco Carlos Jansen, o homem que dar nome ao ginásio que será reinaugurado nesta segunda (3) em Timon



Joedson Nunes - Arquiterura

Uma das mais conhecidas praças esportivas de Timon, o ginásio Francisco Carlos Jansen, na avenida Teresina, será reinaugurado nesta segunda-feira (3) com um novo nome. Agora se chamará Centro da Juventude Francisco Carlos Jansen.

Reconstruído e todo modernizado com recursos de uma emenda do deputado estadual Rafael Leitoa, o espaço esportivo leva o nome de um filho do ex-prefeito de Timon, Napoleão Guimarães. O eliaslacerda.com traz aqui neste espaço uma pequena biografia de quem foi Francisco Carlos Jansen, homem que atualmente leva o nome do ginásio e de uma importante avenida da cidade.

Filho do ex-prefeito Napoleão Guimarães, Francisco Carlos Jansen, o popular “Chico Labigó”, foi personalizada importante de Timon na época em que viveu. Homem de confiança do pai prefeito, Labigó ajudou muito o gestor municipal em algumas de suas administrações. Gostava de apoiar o  futebol (por isso o ginásio leva seu nome) e no seu município manteve relações de muitas amizades. Por conta do bom trato com as pessoas e incontáveis amizades, muitos apostavam que Chico Labigó seria o herdeiro político natural de seu Napoleão Guimarães, pois era aquele, dos parentes de Napoleão, o que tinha mais afinidade com a política. Casado com uma das filhas do também ex-prefeito Luis Pires, ele era visto como o sucessor do pai na prefeitura (na época a lei eleitoral não o colocava impedimentos).

Mas o destino não permitiu que Francisco Carlos Jansen se quer disputasse algum pleito eleitoral, pois no dia 18 de fevereiro de 1990 ele foi tragicamente morto em acidente de carro na BR 316, na zona urbana de Timon.

Chico Labigó morreu junto com seu único filho. O acidente envolveu o seu carro pequeno que dirigia e uma carreta, entre os bairros Planalto Formosa e Parque Alvorada, em frente ao campo de futebol do Totó, praça esportiva da prefeitura de Timon. Foi-se muito cedo. Com apenas 36 anos de idade, deixava a família e os amigos um dos mais queridos filhos de Napoleão Guimarães. Sua morte teve ampla repercussão nas cidades de Timon e Teresina.

Você pode ler também!

  • Glydstone Silva Cezar disse:

    eu conheci, e convivia com meu amigo Chico, cara de uma alma muito boa, prestativo, trabalhador,gostava de um forró, esportista, fundou um time amador de futebol, ponta de direita do Santa Cruz e logo virou presidennte do time, tinha uma Kombi que andávamos com ele e tinha o apelido de swate, filme da época, fomos colegas de liceu piauiense, é um pouco do meu amigo Jansen,(chico labigo)apelido que desconheço ate hoje.

  • Carlos Alberto disse:

    Num é porque morreu não. Eu o conheci bem de perto e era gente do bem, gostava muito de ajudar as pessoas, muito ativo e prestativo… (dízem que quem quiser ser bom que morra, mas com toda certeza não é o caso dele)

  • Cidadao de timon disse:

    Um cara espetacular !

  • Denis Servio disse:

    Tive o previégio de conhecê-lo. Realmente uma pessoa q gostava de gente.

Deixe um comentário



Barro Forte