Semana do Meio Ambiente em Timon movimenta alunos e comunidade e gera economia a escola

A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tendo como gestor José Carlos Fernandes Assunção, e toda equipe do órgão ambiental, promoveu a Semana do Meio Ambiente, no período de 01 a 03 deste mês de junho.

Participaram da Semana as escolas Marechal Castelo Branco, Enoque e o Colégio Militar 2 de Julho. O tema foi ‘Educar e Sensibilizar’.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Assunção, o tema com suas discussões são necessários e deve ser ampliado em trabalhos nas comunidades e junto à população começando pelo alunado, de forma interdisciplinar, com  a Educação Ambiental e suas atividades específicas sobre o tema proposto.

“Foi um importante momento de orientação sobre meio ambiente onde foi destacada a atividade de reciclagem, pois através dela é possível tirar do meio ambiente produtos que levariam décadas para dissolver no ambiente”, disse ele.

O  secretário também destacou as parcerias firmadas pela secretaria com a iniciativa privada como a empresa Equatorial, Águas de Timon, Marplast e organização civil como a ONG MP3 – Movimento pela Paz na Periferia, pois são parceiros que atuam na área da reciclagem e participaram em forma de diálogos orientativos e na coleta de produtos que as escolas conseguirem acumular ao decorrer de todo o mês.

Os resíduos arrecadados como papel, plástico e metal nesta atividade, foram convertidos em desconto na energia elétrica da Instituição Centro Educacional São Raimundo Nonato através do Projeto E+ Reciclagem (Empresa Equatorial Energia) e dos demais resíduos com lixo eletrônico foram doados para ONG MP3 para reaproveitamento de materiais.

A empresa Àguas Timon, promoveu um teatro de fantoches no Parque Ambiental Sucupira, de forma bastante lúdica com temática reciclagem para crianças e adolescentes. Desta forma apresentou medidas práticas de educar e sensibilizar a população pela ação ambiental que não deve ser vista como algo distante do cotidiano das pessoas, mas como parte de suas vidas.

O objetivo geral desta Semana do Meio Ambiente foi fortalecer valores e atitudes ambientais a fim de permitir o desenvolvimento local sobre o uso da reciclagem de produtos possíveis na economia circular, proporcionando conceitos básicos sobre meio ambiente de forma a oferecer as pessoas, boas ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras.

 

Da assessoria

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Um comentário em “Semana do Meio Ambiente em Timon movimenta alunos e comunidade e gera economia a escola

  1. Muito interessante essa iniciativa. Parabéns a todos os envolvidos nessas importantes ações, tanto o poder público quanto as empresas e ONGs. Nossa querida Timon precisa ser melhor cuidada. É preciso resolver de uma vez por todas o problema do lixo e resíduos. É uma tarefa dos governantes, mas também nossa como cidadão. Se nossa cidade for melhor cuidada, além de ficar mais linda, será um melhor local para se viver. Temos um bom nível de arborização, mas pode-se fazer mais, por isso gostaria de sugerir que a Secretaria de Meio Ambiente faça a arborização de toda a Av. Presidente Médici- Carlos Jansen até a saída da cidade (não sei como funciona isso já que se trata de uma BR), mas levando em consideração que tem algumas árvores plantadas, seria bom que terminassem o que começaram. Ainda existe muito espaço para a arborização. As árvores demoram a crescer, por isso cada ano que se perde, mais vai demorar para se ter a beleza de uma avenida bem arborizada. Quando as árvores estiverem crescidas, não é possível que o anel rodoviário ainda não tenha sido concluído, para as mesma ficarem mais “livres”. Vamos exigir isso para nossa linda Timon, aliás falando em beleza da nossa cidade, ainda não entendi o motivo pelo qual parte do jardim do canteiro central da av. Carlos Jansen, na altura do mercado do Peixe no bairro Guarita não foi consertado pela Águas de Timon. Quebraram parte do canteiro central para um trabalho feito há alguns meses, e quando terminaram não refizeram o jardim, deixaram no local apenas um “afundamento”. Bem, eu não quero ser chato, mas se o técnico da empresa Águas de Timon ou do Secretário de Infra-estrutura (se não exige que seja refeito, é porque está sendo conivente) contratassem um profissional para fazer um trabalho na casa deles, que tivesse que quebrar a calçada. Eles aceitariam que o tal profissional entregasse o serviços com um “afundamento” da calçada deles, sem recolocar o que não era pra ser tirado? Podem achar que isso é bobagem, mas as pequenas “grandes coisas” (trecho do canteiro central da av. Carlos Jansen) também são importante, pois fazem parte da “estética’ da cidade. Nossa Linda Timon precisa ser a cada dia mais embelezada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *