Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Sete mil alunos utilizam o transporte escolar gratuito da rede municipal de ensino de Timon

IMG_2217

O estudante Antônio Carlos, de 13 anos, todos os dias usa o transporte oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para ir à escola e voltar para casa. Ele mora no bairro Lourival Almeida e faz o 5º Ano na escola Nazaré Rodrigues (Parque Piauí) no turno da manhã. Assim como ele, outros 7.084 estudantes utilizam diariamente o serviço de transporte gratuito de alunos para poder chegar até a escola, sendo que somente da rede municipal são 5.369, os demais estudam em escolas estaduais.

IMG_2232

A secretária municipal de Educação, Dinair Veloso, lembra que a Constituição determina que o dever do estado e dos municípios abrange, dentre outras coisas, o atendimento ao aluno em todas as etapas da educação básica, o que inclui material didático, alimentação e transporte. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) determina a mesma coisa. “Sabemos que muitas crianças e jovens enfrentam dificuldades para frequentar a escola devido à impossibilidade de transporte. Por isso, a Prefeitura de Timon, por intermédio da Semed, tem investido no transporte escolar de qualidade. Portanto, garante-se a frequência escolar de todos os nossos alunos que precisam destes veículos para ir e voltar da escola”, enfatiza a secretária.

IMG_2286

No total, a Semed utiliza 65 veículos, entre ônibus, micro-ônibus, van e minivan para o transporte nos três turnos. Destes, 15 são próprios e sete foram adquiridos na gestão do prefeito Luciano Leitoa. Os demais são terceirizados por meio de licitação. “O transporte escolar é um serviço que depende de todos: da Semed, das empresas que fornecem os veículos e os motoristas, dos alunos que devem prezar pela manutenção deles e até dos pais que devem nos ajudar na fiscalização denunciando qualquer irregularidade”, afirma Dinair.

IMG_2298

Os veículos de transporte escolar da rede municipal fazem 64 rotas diariamente na Zona Rural e 16 na Urbana. Assim, como possui um número maior de rotas, o número de estudantes transportado na Zona Rural (4.343) e superior ao da Urbana (2.741 estudantes).

IMG_2255

Para garantir a segurança dos alunos, os ônibus que transportam crianças são acompanhados por monitores. Além disso, os ônibus passam por vistoria semestral, que verifica os itens relacionados à segurança, conforto e aparência do veículo. Ademais, a Coordenação de Transporte da Semed faz a fiscalização durante todo o ano letivo, garantindo que as normas de segurança sejam efetivamente cumpridas. “A legislação de trânsito estabelece uma série de medidas para veículos que realizam o transporte de crianças e adolescentes em vias públicas. Deste modo, o cuidado com a segurança é primordial para a Prefeitura de Timon”, destaca Dinair, que ainda lembra que os investimentos da Prefeitura são voltados para melhorar, a cada dia, a qualidade desse transporte.

IMG_2226

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael