Teresina vai ganhar nova ponte: Ligará Universidade Federal ao bairro Água Mineral; Saiba previsão de inauguração

Assista ao vídeo acima

A ponte João Claudino Fernandes, ou ponte da UFPI, que ligará as zonas Norte e Leste de Teresina, tem um novo prazo de entrega. De acordo com a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (Saad Norte), a obra deve ser concluída em março de 2024.

“A obra ficou parada por cerca de três anos, período em que a antiga empresa saiu e o período agora que a gente conseguir relicitar”, explicou a gerente de obras da Saad Norte, Gabriela Pacífico.    

No momento, as equipes técnicas estão fazendo o recolhimento de amostras da estrutura de concreto que foi construída em 2019, início da obra. O material está sendo analisado em laboratório para verificar a qualidade da estrutura. Ao todo, 70 amostras estão sendo recolhidas.

“Está sendo feito ensaios para verificar a condição dessas estruturas, se elas estão com a resistência necessária para receber todo o peso que vai vir da ponte”, acrescentou Gabriela Pacífico.

Já na região do bairro Água Mineral, na zona Norte, cerca de 39 famílias estão sendo desapropriadas por conta da construção. 

No total, o investimento da obra é de R$ 41.430.921,51 oriundos da Caixa Econômica Federal. A ponte terá o nome de João Claudino Fernandes em homenagem ao empresário que faleceu em abril de 2020. 

A ponte

Ela vai ligar a região do bairro Água Mineral no trecho próximo a Coca-Cola, na zona Norte, com o trecho localizado na UFPI, próximo ao setor de esportes, na zona Leste de Teresina.

A obra tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e melhorar o trânsito na região. A obra foi iniciada ainda em 2020, mas foi prejudicada devido a pandemia do novo coronavírus.

A nova ponte vai ter 240 metros de comprimento e vias para ciclistas e pedestres, além de quatro faixas de rolamento, sendo duas em cada sentido. 

 

Do cidadeverde.com

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

9 comentários sobre “Teresina vai ganhar nova ponte: Ligará Universidade Federal ao bairro Água Mineral; Saiba previsão de inauguração

  1. Sugiro ao nobre jornalista Elias Lacerda, elaborar uma reportagem com informações sobre possíveis projetos para uma nova ponte entre Teresina e Timon, com entrevistas com os políticos dos dois estados, técnicos das prefeitura, do DNIT, e demais órgãos.
    Esse assunto é de grande interesse para a população que transita entre os dois lados do Rio Parnaíba e passa também pelas avenidas Maranhão e Piauí.

    1. Então, essa obra já devia ter sido concluída né, mais por que não ainda… será que agora em 2024 será já q é ano de eleição??? Alguém aí? Pf fique a vontade.

  2. Timon já necessita de outra ponte tb. Seria interessante alguma autoridade já abraçar esse projeto!!!!

  3. Só Timon que não ganha! Mas também os políticos que representa nossa cidade só aparece em tempos de eleições está na hora de nós trocarmos pra ver se ganhamos pelo menos mais uma ponte.

  4. Nossa querida Timon, ou seja os timonenses precisam mudar a mentalidade. Durante décadas ajudamos a construir Teresina. Tudo que tem na capital piauiense em termos de infraestrutura tem a colaboração de Timon e do Maranhão. Imaginemos a quantidade de impostos que geramos ao longo das décadas para os cofres da Prefeitura de Teresina e para o Tesouro Estadual do Piauí, mas foi pra isso que a capital piauiense foi trazida para a fronteira do Maranhão. Mesmo aquilo que é construído por meio de empréstimos tem a colaboração de Timon e do Maranhão, pois afinal de contas os empréstimos precisam ser pagos. Mas, apesar de certas coisas serem compreensíveis, não dá pra entender porque Timon opta por continuar nessa mesma situação, mesmo com uma pequena melhora. Por isso que o chamariz “Timon é um bairro de Teresina” propalado a todo momento é tão eficiente, porque os timonenses de fato terminam acreditando nisso. Timon não melhorará em alguma coisa se de fato transformar a própria mentalidade. Timon é um município maranhense e não piauiense. Nesse sentido isso deveria ser uma constatação para o Maranhão e para a própria Timon. Outra coisa, nosso querido município tem que buscar sempre ter um deputado federal e um senador e buscar crescimento econômico e poder político. Óbvio que as coisas não são tão simples, mas no caso de Timon, parece que a coisa se torna mais grave. O Obstáculo principal a princípio é A MENTE, é a MENTALIDADE. Se os Timonenses continuarem com essa mentalidade, Timon vai lamentar, e nesse sentido Teresina vai agradecer!

  5. O problema de Timon é a falta de compromisso do poder central estadual(poder executivo). que só oferece ao nosso munícipio migalhas. O povo, por si só, não tem esse poder de mudar essa cultura “mentalidade”, não podemos endemonizar nem o estado do Piauí e nem o município de Teresina.

    1. Pra quem leu a matéria atentamente, viu que foi falado explicitamente na Saad norte. Uma superintendência do poder executivo municipal, ou seja, cabe uma responsabilidade (imensa) à cobrança dessa ponte e fiscalização dos procedimentos. Mas acho que essa gestão municipal tem um dom único, de transferi as competências aos outros e “tira o dela da reta”.

  6. É por isso que sempre digo, a questão não é simples, mas é uma questão que deve ser resolvida pelo poder público e pela sociedade. Todas as instituições maranhenses devem aportar em Timon. A sociedade deve exigir isso. Um deve trabalhar em colaboração com o outro. E Sim, a sociedade tem poder sobre isso se quiser, mas para que ocorra é necessário quebrar certa amarras. Certas coisas só o poder público pode fazer, outras a sociedade. Trabalhando em conjunto podem dar resultados. Em relação a Teresina, não se trata de demonizar o Piauí ou Teresina, que aliás é uma cidade apaixonante, mas é uma coisa eminentemente prática. É
    Justamente essa questão que discuto. O Timonenes tem uma venda nos olhos. Note que Timon tem 132 anos. Ainda é praticamente uma cidade dormitório, apesar de ter uma pequena melhora e diga-se de passagem só recentemente. Para mim parece óbvio que algo muito errado. Se não entendermos essa situação e procurarmos resolve-la, o futuro de Timon não será bom. Alisemos o seguinte: imaginemos que um pai ou mae de familia a inves de trabalhar para sustentar a propria casa, trabalhe para suatentar o vizinho. Essa familia não terá futuro. Mas isto quer dizer que voce deve odiar o vizinho? De forma alguma!. Voce deve ajuda-lo naquilo que ele precisar ou nos problemas comuns que afetem a vizinhanca, mas negar-se em detrimento do vizinho, será fatal. No caso de Timon basta analisar a história e os fatos ao redor. Isso tem sim, tudo a ver com a situação de ter uma capital do lado e é sobre isso que falo, de mover a venda dos olhos. Não é ódio de ninguém, é simplesmente ver os fatos que acompanham a história e também o presente de nossa querida Timon. Muda a mentalidade começar com a capacidade de pensar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *