Destaques

Timon: Professores do estado fazem protesto, mas governador diz que manterá o diálogo

Acima professores do estado do Maranhão durante protesto na Praça São José, no centro, na manhã desta segunda (27).

O governador Carlos Brandão está com um problema para resolver: Os professores da rede estadual de ensino estão ameaçando entrar em greve caso não haja um reajuste salarial da categoria compatível com o oferecido pelo governo federal.

Eles alegam que passaram os 8 anos da gestão Flávio Dino sem reajuste e portanto, sem cumprir a Lei do Piso.

Em Timon na manhã desta segunda-feira (27) os professores fizeram uma manifestação contra a situação. “O Maranhão vende a ilusão de que temos um dos melhores  salários do Brasil, mas se tirar a GAM (Gratificação por Atividade do Magistério), nossos salários é muito aquém do restante do país”, disse o professor Cleiton Germano, um dos líderes do movimento em Timon.

Ele disse que o governo atual ofereceu uma proposta de reajuste salarial de 8%, o que é muito abaixo do determinado pelo governo federal, que gira em torno de 15%.

Cleiton Germano salientou que a categoria entrou em estado de greve nesta semana podendo parar as atividades na próxima segunda, dia 6, caso o governo não apresente uma contraproposta.

A posição do governador Carlos Brandão

Na semana passada o governador Carlos Brandão se manifestou sobre a insatisfação dos professores. Ele prometeu que vai continuar dialogando com a categoria em busca de uma solução para o problema.

Aguardemos…

5 Comentários

  1. Esses Governantes são tudo safado.A educação para eles está em último plano. O Governo repassa o aumento e eles não querem dá. Aí fica dizendo que o Maranhão paga bem. Um professor com especialização com 20 anos de sala de aula,e 20 HS no estado só ganha líquido RS 3.900 isso quando o servidor tem seu salário sem ser comprometido com empréstimos. O salário do Governador é deputados estaduais tem aumento que a gente nem sabe. O salário do Maranhão tá defasado gente. Professor tem que se capacitar,tem que comprar livros, tem combustível para ir para escola e tudo. Esses Governos do Maranhão vem fazendo uma propaganda enganosa junto a população com o salário dos servidores.

  2. Vai vê quanto é o salário do Felipe Sardinha. Até a prefeitura de Timon tá pagando melhor a um Professor que o Estado do Maranhão.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade