Destaques

Timon vacinou contra a raiva quase 4 mil cães e gatos no final de semana

Em campanha de vacinação antirrábica realizada no último sábado (8) e domingo (9), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade da Vigilância em Zoonoses (UVZ), vacinou quase 4 mil cães e gatos.

A vacinação foi realizada em 25 localidades da zona Rural do município. As equipes da UVZ fizeram ação itinerante, indo até as casas dos moradores. Ao todo, foram vacinados 2.984 cães e 933 gatos, totalizando 3.917 animais.

A campanha antirrábica na zona Rural segue sendo realizada aos finais de semana, até o dia 20 de agosto. Em setembro, a vacinação será na zona Urbana.

 

 

“Estamos cumprindo a meta de vacinação. Neste fim de semana, atingimos um número excelente. Os agentes foram de porta em porta e tivemos este bom resultado”, conta José Marques, coordenador da UVZ.

 

RAIVA
O coordenador da UVZ alerta que a vacina antirrábica é a única forma de prevenir a raiva.

A raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

“A raiva é uma infecção viral aguda que pode atingir animais e seres humanos. A doença é transmitida por uma mordida, lambida ou arranhão de animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central, causando encefalite, podendo ser fatal”, explica o coordenador da UVZ.

 

Da assessoria

3 Comentários

  1. Única coisa que funciona no município de timon. Isso é fruto do trabalho do ex secretário Marcos moura. Deixou tudo organizado.

    1. Não aqui na UVZ, aqui sempre trabalhamos com seriedade com os contribuintes, e se temos hoje uma boa administração na uvz , devemos a nossa prefeita Dinair que soube escolher.

  2. Atitude correta sobre o supracitado porque atende as exigências epidemiológicas no controle e erradicação à doença . O trabalho desse mostra o conhecimento necessário da equipe, pois a imunização está vindo da zona rural a urbana . E, há animais silvestre que transmite a raiva, tais Didelphis marsupiais, Vulpes vulpes dentro outros do meio. Nosso Parabéns ao Governo municipal pela ação profilática .

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade