DestaquesInformes

Vacinação contra o novo coronavírus começará na próxima quarta (20), garante ministro da saúde

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, comunicou em reunião com prefeitos que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil começa na próxima quarta-feira, 20 de janeiro (20/01), às 10 horas.

Para que a vacinação tenha início, todavia, é necessário que a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) dê a aprovação para o início do o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Astrazeneca. A reunião da Anvisa que vai bater o martelo sobre os pedidos do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceira com o consórcio Astrazeneca/Oxford, será realizada no próximo domingo. 17.

“É uma diretriz e nós iremos iniciar a vacinação simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal. Então, não vai começar por um estado, ela começará em todos os estados ao mesmo tempo. Isso dentro de uma gestão tripartite, uma vez que quem executa a imunização é o município. É feita distribuição logística para os estados, secretarias estaduais de saúde, e destas para as secretarias municipais e para os postos de vacinação, até termos a capilaridade em nossos 38 mil postos de vacinação”, informou o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco. De acordo com Franco, todos os 5.570 municípios receberão doses de vacinas, começando pelas capitais.

Na semana passada, o secretário executivo da Vigilância em Saúde do Governo Federal, Arnaldo de Medeiros, havia apontado a possibilidade de vacinação a partir do dia 20, com 8 milhões de doses.

Primeiras doses de vacinas

As primeiras doses a serem distribuídas são de vacinas importadas: seis milhões da CoronaVac (Sinovac/Instituto Butantan) e dois milhões de doses da vacina da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. Nos próximos meses, por acordo de transferência de tecnologia, tanto a Fiocruz quanto o Instituto Butantan vão produzir doses da vacina em território nacional para dar continuidade ao plano nacional de imunização.

 

Da Agência Brasil

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade