DestaquesEducação

Prefeita Dinair recebe elogios na inauguração da galeria de prefeitos e prefeitas de Timon

A prefeita de Timon, Dinair Veloso inaugurou na manhã desta segunda-feira (12) uma galeria em homenagens aos prefeitos e prefeitas da história da cidade. A inauguração contou com a presença dos ex-prefeitos Chico Leitoa, Socorro Waquim, Luciano Leitoa e parentes dos ex-prefeitos Sebastião de Deus, Napoleão Guimarães, Luís Pires, Jaime Rios, José Nunes, Domingos Rêgo, Francisco Vitorino de Assunção e Joaquim Martins Ferreira.

A galeria com as fotos dos prefeitos e prefeitas de Timon foi instalada no corredor principal da sede da prefeitura, local onde a prefeita Dinair descerrou a placa de inauguração.

A prefeita foi bastante elogiada pelos ex-gestores da cidade que usaram da palavra falando da iniciativa.

O evento fez parte das comemorações dos 132 anos da cidade de Timon.

Veja abaixo vídeos da solenidade  com os discursos de Chico Leitoa, Socorro Waquim, Luciano Leitoa e da prefeita Dinair:

 

 

 

12 Comentários

  1. Rum tanta coisa pra fazer na cidade gastando dinheiro do povo com o que não vai fazer nenhuma diferença na cidade.

  2. Parabéns pela iniciativa no tocante a galeria histórico dos ex-estadistas do município de Timon. Gerações e gerações vindouras terão conhecimentos dos seus representantes, além de termos a memoria história exposta ao sua população . A história não pode ser guardada, somente através das lembranças e, sim por registros e seus pontos .

  3. Interessante iniciativa, singela mas importante. A história de nossa querida Timon deve ser registrada em todas as suas esferas. Que as informações importantes não fiquem apenas com os mais velhos e desapareçam quando os mesmos partirem. Que haja registro da trajetória de nossa querida Timon. Em minha opinião os historiadores contemporâneos de Timon deixam a desejar nesse sentido. As novas gerações poderiam conhecer a história de nossa cidade. Ter uma memória é muito importante para qualquer município. Nomear é tomar posse, mas também é necessário que as pessoas que dão nomes as principais ruas e avenidas de nossa linda cidade Timon tenham sua trajetória minimamente conhecida por todos nós. Prefeita Dinair, vamos dar um passo além e começar a planejar um museu para nossa cidade. Estas mesmas famílias de ex-prefeitos poderiam colaborar com o fornecimento de materiais. As famílias dos ex-prefeitos Napoleão Guimarães, Chico Leitoa, Padre Delfino, Francisco Vitorino, Domingos Rego, etc., além de outras famílias anônimas, mas que tem um amplo conhecimento sobre a história de Timon. O museu poderia levar o nome da historiadora Raimunda de Carvalho Sousa (Profa. Mundoca). Em muitas cidades por exemplo as crianças e jovens sabem o porquê estas tem os nomes que levam. Os jovens de Teresina, por exemplo sabem porque sua cidade se chama Teresina. São José do Parnaíba, São José das Cajazeiras, Flores e finalmente Timon. As crianças e jovens e as demais pessoas de Timon sabem o porquê nossa cidade tem esse nome? Infelizmente não! É uma vergonha absurda! Timon tem esse nome em homenagem ao historiador maranhense João Francisco Lisboa, que tirara esse apelido de um personagem grego (que dava nome ao seu jornal). Esse nome mereceria uma grande praça em nossa cidade ( é o homenageado). Nomear é tomar posse! Seria importante que Timon tivesse praças etc.. homenageando as personalidades que fizeram história em nosso município, pessoas públicas mas também pessoas do povo (noto que Timon também “peca” nesse sentido). Timon tem vaqueiros, parteiras, artesãos, baiãozeiros, quebradeiras de coco, lavradores etc. Nosso querido município precisa registrar e preservar sua história. É um dever de todos nós!

  4. Essa galeria já começou errada. Cadê os primeiros intendentes da cidade do início do século XX. Urbano Martins, Hermógenes de Carvalho,que foi o primeiro prefeito da cidade? Começou foi Vitorino de Assunção. A senhora tem que estudar mais História de Timon Professora Dinair.

  5. Você está certo amigo Raimundo. Mas o Padre Delfino nunca foi ex prefeito de Timon,ele era líder Político do PSD do Senador Vitorino Freire. Fica o registro e correção

  6. TANTA COISA PRA CE FAZER NA CIDADE, ESTÃO PREOCUPADOS EM FOTO PRA LEMBRANCINHAS!!! ENQTO ISSO TIMON TÁ JOGADO PRAS TRAÇAS , QUANTA HIPOCRISIA. QUANDO É NAS ELEIÇÕES FICAM CE ATACANDO UNS AOS OUTROS, MAIS NA HORA DE GASTAR DINHEIRO COM ALGO DESNECESSÁRIO ESTÃO FINGINDO UNIÃO!!

  7. Essa galeria já começou toda errada. A administração política de Timon não começou não foi com Francisco Vitorino de Assunção sendo o primeiro prefeito da cidade não. Teve os Intendentes que começaram no início do século XX. 1900. Cadê os interventores que Timon teve nomeado pelo interventor estadual Paulo Ramos em São Luis? Faltou. Tem gente em Timon que não é burra,tem Historiadores e intelectuais que já vê o erro de cara. Se quer fazer bem feito uma galeria de administradores, pesquisa. Vergonha.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade