Hotel Parnaíba
Destaques

Saudades eternas: os timonenses que se foram deixando saudades em parentes e amigos




Primeiro veículo de comunicação de Timon a noticiar  com regularidade obituários de timonenses sempre que alguém da cidade morre, o eliaslacerda.com divulgou ao longo destes anos de jornalismo na internet dezenas e dezenas de falecimento de pessoas conhecidas.

Neste Dia de Finados, 2 de novembro, apresentaremos a seguir alguns destes falecimentos que ocorreram no passado de pessoas que tinham bom relacionamento na sociedade local e por isso suas mortes deixaram muitas saudades em parentes e amigos.

Veja as matérias das notícias de falecimentos com a data em que aconteceram:

 

Falece João Peruhype

Faleceu agora há pouco no hospital Prontomed, em Teresina, João Peruhype. Funcionário da prefeitura de Timon, ele estava há alguns dias internado buscando melhoras por conta de uma crise de cirrose.
Assessor da Secretaria Municipal de Planejamento, por várias vezes ele foi internado, inclusive num hospital em Belo Horizonte, em Minas, estado onde nasceu, para fazer um transplante de fígado, entretanto nunca deu certo para a realização.
Nesta semana de internação no hospital, a situação de João Peruhype se agravou muito. Ele estava na UTI do hospital Prontomed e sofreu uma  infecção generalizada.
João Peruhype tinha 72 anos, era natural de Teófilo Otoni. Em Timon mantinha inúmeros laços de amizade construídos ao longo dos anos que morou na cidade. Era funcionário público dedicado e sempre foi requisitado para trabalhar na administração municipal tendo servido a todos os gestores desde o primeiro governo Chico Leitoa até os dias atuais.
Nossos pêsames a família…

 

Secretário do governo Luciano falece em Teresina

robson-parentesO diretor do Instituto de Previdência do Município de Timon (IPMT), Robson Parentes, faleceu no começo da tarde desta segunda-feira (26) no hospital Unimed, em Teresina, onde estava internado há dias.

Anos atrás Robson Parentes passou por um transplante de rins e de vez em quando passava por tratamento contra a rejeição. Dias atrás o quadro dele piorou com o problema da rejeição, a situação se agravou  e hoje chegou a precisar de uma transfusão de sangue, mas o sua saúde não resistiu e o diretor do IPMT faleceu.

O falecimento aconteceu por volta das 13 horas.

Robson Parentes era funcionário público federal do Instituto Nacional de Seguridade Social. Ele foi convidado pelo prefeito Luciano Leitoa para dirigir o IPMT de Timon desde os primeiros dias de governo em 2013. Sua gestão era uma das mais eficientes na administração municipal onde chegou a ganhar prêmios nacionais pelos serviços prestados ao órgão.

Robson Parentes era casado, deixou um filho. O ex-diretor do IPMT era filho do engenheiro civil Fernando Parentes e da professora Ceres Parentes.

 

Nota de falecimento: Timon perde Hildo Saraiva Mariano, o “Padeco”

Timon amanheceu triste neste sábado (29). Faleceu por volta da meia noite, Hildo Saraiva Mariano, o “Padeco”.

Muito conhecido na cidade, “Padeco” trabalhou por anos no extingo Banco do Estado do Maranhão, o BEM, na agência de Timon. Homem íntegro, de boas amizades e que vivia para família, ele morou na rua Coronel Falcão, no centro da cidade por décadas.

Casado com a professora Vânia Assunção Saraiva, ele deixou esposa e três filhos: Eduardo, João Marcelo e Emanuel.

Hildo Saraiva Mariano tinha 70 anos de idade e lutava contra um câncer. Ele faleceu no hospital Prontomed , em Teresina. O velório aconteceu na funerária São José em Timon e seu corpo foi sepultado no final da manhã deste sábado, no cemitério São José, no centro.

 

Falece o líder comunitário timonense “Escopeta”

Faleceu no início da noite deste domingo (3) no Hospital de Urgência de Teresina, o líder comunitário timonense Jaílson Nascimento, o “Escopeta”. Ele estava internado naquela unidade de saúde deste o dia de ontem (2), após sofrer um acidente de motocicleta.

Conhecidíssimo no meio político e esportivo local, Escopeta, que trabalha com escolinhas de futebol, sofreu traumatismo craniano no acidente em que envolveu sua moto e uma outra no mesmo bairro onde ele morava, o São Benedito.

O líder comunitário passou por cirurgia na cabeça ainda no dia de ontem, mas não resistiu as sequelas do acidente neste domingo vindo a falecer.

O velório do líder comunitário acontecerá nesta segunda na quadra de esportes da praça do bairro São Benedito.

 

Falece o timonense Antonio Francisco Rodrigues

Faleceu na manhã desta sexta-feira (8) no Hospital de Urgência de Teresina, o timonense Antonio Francisco Rodrigues, conhecido pelo apelido de “Cabeção”. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral na manhã de ontem quando estava em Teresina, sendo levado imediatamente para o HUT.

Antonio Francisco, apesar dos esforços médicos, não resistiu ao AVC hemorrágico e morreu na manhã de hoje.

De família muito conhecida do centro de Timon, Cabeção era irmão de Almina Guedes, esposa de Éder Morais, dono de uma emplacadora de veículos. Por anos ele trabalhou na extinta TV Timon.

Ele tinha 55 anos e seu corpo será velado na funerária São José, no centro de Timon. O sepultamento está previsto para às 18 horas.

 

O velório da funcionária pública Beth Glabe acontecerá na Maçonaria de Timon

Matéria atualizada às 22 horas – O velório da professora e funcionária pública, Beth Glabe Nunes dos Santos, acontecerá na sede da Maçonaria em Timon, na avenida Piauí. A informação foi repassada agora à tarde ao eliaslacerda.com pelo gabinete do professor Eliésio Campelo, o Venerável Mestre daquela entidade.

O corpo dela será transportado para Timon na tarde de amanhã, sexta-feira (6),  e deverá chegar por volta das 2 horas da madrugada de sábado (7).

De acordo ainda com a loja maçônica timonense, Beth Glabe faleceu no dia de ontem (4) após sofrer um infarto, cair e bater com a cabeça no chão. O fato aconteceu em Vitória, capital do Espírito Santo, onde a professora acompanhada do pai, o ex-vereador de Timon, Gonzaga Nunes, e outros maçons faziam passeios pela cidade que sediava uma assembleia maçônica nacional.

Beth Glabe tinha acabado de visitar uma igreja e caminhava para entrar num convento quando sofreu o infarto.

Eliésio Campelo, Venerável Mestre da loja Maçônica Mestre Higino Cunha em Timon decretou três dias de luto oficial pela morte da professora.

A maçonaria informou ainda que tão logo o corpo da filiada a entidade chegue em Timon na noite de amanhã (6) ele será velado na sede, na avenida Piauí, nº 23.

 

Morre o timonense Antonio Feitosa Neto

Faleceu na tarde deste domingo (7) em Timon, o ex-funcionário público, Antonio Feitosa Neto. Muito conhecido na cidade, ele sofreu um infarto fulminante quando estava em um sítio da família na zona rural do município.

Ao passar mal, Feitosa ainda foi levado com vida para a UPA de Timon, mas não resistiu a doença vindo a falecer naquela unidade médica.

A morte de Feitosa pegou parentes e amigos de surpresa. Bem relacionado na cidade, ele chegou a trabalhar na administração municipal durante a gestão da ex-prefeita Socorro Waquim.

Familiares e amigos estão ainda lamentando a morte de Antonio Feitosa Neto. O corpo deve ser velado ainda na noite deste domingo, no centro da cidade, onde ele morava.

 

Nota de falecimento de Iromar Costa Monteiro

Mesmo com atraso, o eliaslacerda.com informa, com pesar, o falecimento do aposentado Iromar Costa Monteiro, de 64 anos. De família conhecida e numerosa em Timon, Iromar faleceu no último sábado, dia 7, no hospital Getúlio Vargas em Teresina.

Com complicações no pâncreas, Iromar foi submetido a uma cirurgia no dia 7 de dezembro do ano passado e de lá até o último sábado permaneceu na UTI alternando melhoras e pioras até que veio a falecer.

Iromar Costa Monteiro foi sepultado no último domingo (8) no cemitério João Germano, no bairro Formosa.

Microempresário em São Paulo onde morou e adquiriu algumas posses, Iromar Costa Monteiro voltou para Timon e na década de 1990 foi um dos primeiros candidatos a vereador da história do PSB no município.

Em 1992 foi candidato a vereador pelo partido sozinho, sem coligação proporcional, na  base de apoio da campanha vitoriosa que elegeu pela primeira vez Chico Leitoa prefeito de Timon.

Em 2000 ele voltou a vitrine eleitoral sendo candidato novamente a vereador pelo Partido Verde, que tinha como principal liderança o auditor fiscal do estado do Maranhão, Marcos Igreja, novamente perdendo a eleição para o legislativo, mas sendo vitorioso na chapa proporcional que tinha Chico Leitoa prefeito e Igreja vice.

 

Timonense morre de acidente de carro em Teresina

acidente2

acidente

acidente1O jovem metalúrgico Brunno Brendeson, 21 anos, morreu na madrugada deste sábado (23), em um grave acidente de trânsito na avenida Maranhão, que acabou destruindo parte do muro da Eletrobras. Um amigo da vítima, que também estava no veículo, foi encaminhado em estado grave para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ele foi identificado como Davi Barros da Silva e apresentou quadro de hemorragia interna.

Segundo informações do 1º Batalhão de Polícia Militar, é provável que Brunno tivesse ingerido bebidas alcoólicas. Ele havia saído de uma festa em um restaurante na zona Leste de Teresina e seguia para Timon, onde morava.

Há indícios de que o veículo estava em alta velocidade. O jovem perdeu o controle do carro na rotatória da avenida Maranhão e, ao colidir com um poste de energia, capotou o automóvel Siena, de cor prata e placa NIL 3622.

A irmã da vítima estava em outro veículo, seguindo para uma excursão, e teria reconhecido o irmão já morto pelo tênis. Ainda não é possível dizer se o condutor do veículo dormiu ao volante, mas a família informou que o carro estava a 180 km/h.

 

Falece o músico timonense Erondino José dos Santos

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (12) o músico timonense Erondino José dos Santos. Ele tinha 69 anos e morreu na Unidade de Pronto Atendimento de Timon vítima de complicações de um câncer que tinha no esôfago.

Talentoso violinista, Erondino tocava como poucos o instrumento. Homem com pouca alfabetização, Erondino fez do instrumento musical que usava equipamento necessário para sua sobrevivência.

O timonense prestou serviço musical a Fundação Cultural do Piauí e chegou a representar o Piauí em apresentações de bandas em festivais.

Em Timon tocou em várias casas de show da cidade sempre acompanhado cantores e bandas com música popular de raiz.

O corpo do músico está sendo velado no bairro Formosa onde ele morava.

 

Timonense morta em acidente no Piauí será velada hoje no bairro São Francisco

O falecimento da timonense Maria Neudes da Silva Sousa notícia dada pelo eliaslacerda.com ainda na noite de ontem (25) pegou muita gente de surpresa na cidade. Muito conhecida em Timon, a morte de Neudes deixou muita gente triste pelos bons relacionamentos de amizade que a moça tinha no município.

Ela chegou a militar na política local ajudando vários candidatos a vereador. Na eleição do ano passado foi uma das apoiadoras da campanha vitoriosa do vereador Celso Tacoani, do PC do B.

Maria Neudes da Silva Sousa dirigia numa rodovia estadual do Piauí na manhã de ontem entre as cidades de Barras e Cabeceiras quando capotou o veículo que conduzia, um Corsa. O acidente teria acontecido quando a timonense foi desviar de um buraco na pista o que provocou o capotamento do carro.

Ela ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Cinco pessoas estavam no veículos, incluindo duas crianças.

A irmã de Maria Neudes da Silva, a funcionária pública da Secretaria Municipal de Habitação, Neudeires da Silva Sousa também estava no veículo, saiu ferida, mas não corre risco de morte, assim como os outros ocupantes do carro que foram socorridos.

O corpo de Maria Neudes da Silva deverá ser velado hoje na casa dela, no bairro São Francisco.

  • pi113.jpg Grupo de Resgate Voluntário de Barras (GAV)

 

Nota de falecimento: Timon perdeu Antonio Baltazar Santana Rocha

É com pesar que o eliaslacerda.com noticia o falecimento de Antonio Baltazar Santana Rocha, popularmente conhecido apenas pelo sobrenome “Rocha”. O falecimento aconteceu ainda na sexta-feira última (1/09) após ele passar por anos num tratamento contra o câncer. Com o organismo debilitado, Rocha teve suas complicações de saúde agravadas após sofrer ataque de uma bactéria, o que para familiares e médicos que cuidavam dele, foi a responsável por apressar sua morte.

De origem matoense, Rocha é pessoa das mais conhecidas em Timon. Aqui fez várias amizades e teve intensa militância social. Foi candidato a vereador e ocupou cargo na gestão do ex-prefeito Sebastião de Deus, sendo responsável pelo extinto Setor de Habitação e Urbanismo, atualmente Setor de Regularização Fundiária.

Ele tinha 70 anos e era pai do médico veterinário Rômulo Rocha, funcionário estadual da AGED de Timon.

O sepultamento de Antonio Baltazar Santana Rocha aconteceu ontem (02) no Cemitério São José, após velório com muitos parentes e amigos presentes.

 

 

Você pode ler também!

  • Anna Paula disse:

    Timon perde , um líder comunitário que lutou pelos pobres , por tiros de arma de fogo ! Joubert Augusto Soares , morreu em uma invasão onde o mesmo tinha invadido , para dar moradia aos mais necessitados , por que a prefeitura da cidade de Timon tinham se esquecido dos pobres ! Joubert Augusto muito conhecido pelo meio político , foi candidato a deputado estadual , para dar uma melhoria aos pobres , que por sua vez não teve êxito em suas campanhas políticas ! Por que quando tais candidatos só o procuravam para se aproveitar do seu desejo de lutar , pois eram dias após dias, incansáveis para conseguir algo de melhor ao povo !! Sr ° Elias Lacerda tão colega de Joubert Augusto Soares , e esqueceu dele tão rápido ?! Vai entender ?!
    Por : Anna Paula do Vale Soares .. Filha de Joubert Augusto Soares ! (In memoriam)

Deixe um comentário



Barro Forte