Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Timonense representa o Brasil neste domingo (6) no GP de Atletismo em SP

 

A cidade de Timon é um celeiro de talentos em vários esportes. Joelma das Neves e Cristiane dos Santos, ambas do atletismo, são as principais referências em nível mundial. As duas têm participação em Jogos Olímpicos, considerado um dos maiores eventos esportivos do planeta.

O próximo atleta que poderá compor essa seleta lista de timonenses no topo do esporte é o jovem Marcos Vinícius Moraes(na foto logo abaixo), de 20 anos, que coincidentemente também é do atletismo. 

Os passos para essa corrida rumo à realização deste sonho serão dados neste domingo (6), quando Marcos, integrante do Projeto Atletas de Futuro, defenderá o Maranhão e o país no Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, que será disputado a partir das 14h15, em São Paulo.

Logo após, o atleta permanecerá na capital paulista para disputar o Troféu Brasil, maior competição de atletismo do país e o Campeonato Brasileiro Sub-23, categoria a qual pertence.

O GP reunirá 153 atletas de 17 países, incluindo o Brasil, em 21 provas. Uma dessas provas – a de 400 metros – será disputada pelo velocista timonense a convite da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), entidade maior da modalidade no país. 

Vinícius, assim como Joelma das Neves e Cristiane dos Santos, ambas atletas olímpicas, foi descoberto por meio de projeto social executado na pista do Complexo Esportivo Miguel Lima, em Timon. Desde 2013, passou a integrar o Projeto Atletas de Futuro, projeto social implantado pela Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Esportes, que oferece iniciação esportiva gratuita para cerca de 1500 integrantes de 7 a 17 anos de idade.

“Ser convidado para o GP onde estão os melhores do país e muitos atletas estrangeiros é muito importante para eu seguir rumo aos meus sonhos. Fora que esse ano foi conturbado por conta da Pandemia da Covid-19 e tivemos que adaptar os nossos treinos. Mas essa convocação é fruto do que eu e o meu treinador fizemos nesse tempo difícil de quarentena. Sou grato a Deus pela oportunidade, essa é uma experiência única na vida de um atleta. Representar o Maranhão, onde comecei no atletismo, ter apoio e seu valor reconhecido para levar o nome da minha cidade de Timon para o seu melhor lugar, isso é bem bacana”, comenta o velocista. 

O técnico ao qual Vinícius se refere é um dos mais conceituados do país. Trata-se de Francisco Welden Igreja (na foto logo acima com o atleta), conhecido popularmente como professor Igrejinha, que além de todo o conhecimento técnico que possui ainda partilha de seu lado humano, social e de cidadão, com conhecimentos que também são fundamentais na construção de uma trajetória de sucesso.

“Descobrir um garoto que nada sabia de atletismo, lapidar e fazer acreditar que pode seguir em busca de uma carreira profissional, isso é gratificante. Ele acredita demais em mim, isso é um fator determinante para que a gente consiga seguir. Tento retribuir isso na pista. O Igrejinha é um técnico, pai e eu me inspiro muito na pessoa dele”, comenta Marcus Vinícius.  

O técnico Igrejinha destaca que a pretensão é fazer com que Vinicius consiga se firmar no cenário esportivo do país. “Desde o primeiro momento que vi o Vinícius percebi que tinha talento para o atletismo. Eu aposto bastante e acredito que ele poderá seguir carreira no esporte. É um garoto de família humilde, mas que se dedica aos treinos. Essa convocação para três competições importantes do atletismo brasileiro é fruto dessa dedicação”, conta Igrejinha.

A competição do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismos será transmitida pela TV Bandeirantes.

Matéria escrita por Socorro Cruz

1 comentário

Nayana
Comentou em 06/12/20

Isso e maravilhoso! Me sinto orgulhosa por ter Joelma , Cristiane e Marcos nos representando Brasil a fora… Deus abençoe a todos envolvidos nesse projeto.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael