Veja: Boletim climático diz como serão as chuvas de março a maio no Maranhão e Nordeste

Águas de Timon - Novembro/2024

 

O Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou o Boletim Climático para os meses de março a maio de 2025, com previsões para a região Nordeste do Brasil. O estudo, elaborado com base em análises coordenadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN/RN) e com a participação de Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, utilizou modelos climáticos avançados fornecidos por instituições como o CPTEC/INPE, INMET e FUNCEME.

De acordo com o boletim, a região Norte do Maranhão e o extremo Noroeste do Piauí devem registrar chuvas acima da média histórica no período. Já para áreas que vão do centro do Maranhão e Piauí até o Recôncavo Baiano, incluindo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, as precipitações devem ficar dentro da faixa normal. Em contrapartida, partes da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e na região do Alto Parnaíba do Maranhão, podem enfrentar chuvas abaixo da média.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os maiores volumes de chuva no trimestre são esperados nas capitais São Luís (MA), com 1.192,2 mm e Fortaleza (CE), com 950,9 mm. O período de março a maio é crucial para a região, contribuindo com mais de 50% da precipitação média anual em áreas que se estendem do norte do Maranhão ao centro-oeste do Rio Grande do Norte e noroeste da Paraíba.

 

Do Imirante.com

 

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *