Hotel Parnaíba
Informes

Aplicativo 99 de transporte de passageiros terá câmera de monitoramento de viagens




A medida deve chegar a Fortaleza nos próximos dias. São Paulo já conta com o sistema

A 99 começou a fase de testes com câmeras de segurança nos carros cadastrados no serviço (Foto: Divulgação/ 99 Pop)

A 99 Pop começou o período de testes com câmeras de monitoramento nos carros de motoristas cadastrados no serviço de transporte via aplicativo. Na última terça-feira, 18, a empresa deu início às operações do sistema em São Paulo. A medida deve chegar a Fortaleza nos próximos dias.

De acordo com a 99, o serviço visa oferecer segurança aos usuários e motoristas do aplicativo. As câmeras são conectadas à uma central de segurança da empresa, que processará os dados em tempo real, além de armazenar imagens. A companhia garante “confidencialidade” das informações obtidas por meio do monitoramento.
A medida chega após a série de reportagens que denunciou o motorista Patrick Gomes do Nascimento, cadastrado no 99Pop com dados falsos para cometer estupros contra passageiras.
Além da capital paulista e de Fortaleza, a tecnologia vai funcionar em Recife e Porto Alegre nos próximos dias. Nesta fase, considerada de testes, os equipamentos serão custeados pela empresa em carros selecionados. Nos meses seguintes, após avaliação, o número de câmeras instaladas deverá ser ampliado para mais veículos e para outras cidades. Para esta etapa, a empresa ainda discute como será o custeio das câmeras.
A 99 ainda pretende incluir lentes com visão noturna e “olho de peixe”, para captar em ângulo mais amplo o que acontece no carro.
“O dispositivo aumentará ainda mais o nível de monitoramento das viagens feitas pelo app, com foco em prevenção”, diz Leonardo Soares, diretor de Segurança da 99. “O aumento de proteção será para os dois lados, passageiros e motoristas”, acrescenta.
Para monitorar as imagens, a empresa montou uma equipe, com 50 pessoas, compostas por ex-militares, engenheiros e psicólogos. O serviço funcionará 24 horas, durante os sete dias da semana.
De O Povo

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte