DestaquesPolítica

9 hábitos que ajudam a enriquecer mesmo com um salário baixo

maquinaEnquanto uma boa herança ou cargo executivo podem colocar você entre os mais ricos, seus hábitos com dinheiro também podem fazer toda diferença entre uma vida de prosperidade e uma cheia de dores de cabeça financeiras. O site Business Insider dialogou com o planejador financeiro David Blaylock, que listou nove hábitos para ajudar você a construir riqueza mesmo com um salário baixo.
1 – Mude seu pensamento

Todo mundo sabe: após pagar as contas, seu salário pode parecer um pouco magro demais. No entanto, para conseguir construir patrimônio é importante separar um dinheiro para poupar e o ideal é que isso seja feito antes das contas serem pagas. E é importante separar dinheiro para ficar guardado em todos os momentos.
2 – Saiba aonde você quer chegar

Como um atleta, tenha uma meta clara e objetiva. Assim, investir para o futuro fica muito mais simples. Outro conselho é fazer metas de investimento e patrimônio para o prazo de cinco anos e se esforçar o máximo possível para cumpri-la, seja essa meta ter um dinheiro reservado, ou ainda a compra de uma casa.
3 – Adote truques mentais pessoais

Você pode criar regras financeiras apenas para você mesmo. Por exemplo, se seu vício é em gastar seu dinheiro com cafés todo dia, tente reduzir a quantidade de vezes que faz isso. Se gasta muito com roupas, estabeleça um teto de gastos para não estourar em nenhuma hipótese.
4 – Viva como uma pessoa secretamente rica

Para alguns, a imagem de um milionário está associada a mansões e carros chiques. Mas a maioria dos milionários não vive assim. Eles vivem com menos do que conquistam, poupando mais do que gastando. Um dos casos mais emblemáticos é o do empresário americano David Sapper, que vivia como uma pessoa “secretamente rica”. Ele poupava quase 90% de sua renda, que era de US$ 500 mil por ano, para assim conseguir se aposentar cedo.
5 – Pense na aposentadoria agora

Se você tem 20 ou 30 anos, talvez a aposentadoria pareça longe demais e poupar para ela não soe como uma prioridade. É fácil entender: entre poupar para uma casa, ou para as férias, por que juntar para a aposentadoria? No entanto, quanto mais tarde você começar a se planejar para esse momento, mais dinheiro será necessário poupar para que isso seja possível.
6 – Saiba o que está para acontecer

A maior parte das pessoas tem boas intenções quando o assunto é investir. Mas se você não sabe o que está acontecendo na sua conta e o que vai acontecer, as chances são que você não saiba o quanto pode se dedicar para atingir suas metas. Saiba exatamente quais são suas despesas e para onde o seu dinheiro vai.
7 – Livre-se das dívidas

Todo mundo se endivida em algum momento. Mas se você tem dívidas, como com o cartão de crédito ou o cheque especial, o melhor é se livrar delas o quanto antes. Além disso, mantenha um fundo de emergência para garantir que você estará preparado para qualquer eventualidade que venha a acontecer em sua vida. O ideal é que esse dinheiro gire em torno de seis meses de despesas cobertas.
8 – Aumente suas receitas

Gastar menos certamente ajuda a ter uma vida financeira mais confortável. No entanto, aumentar as receitas também é uma boa solução, em especial diversificando as fontes de dinheiro. Isso pode ser feito, por exemplo, fazendo um serviço extra após do expediente.
9 – Consulte um especialista

Consultar um especialista no assunto pode ser uma ótima ideia. Afinal de contas, alguém que entende bem finanças pode dar os melhores conselhos e sugestões tanto para seu orçamento quanto para seus investimentos.

(Do Uol)

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade