DestaquesInformesPolítica

Informes rápidos do eliaslacerda.com

O “arrocho” de Firmino Filho

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, assim como Luciano Leitoa em Timon e a maioria dos gestores municipais do país, também prepara pacote de redução de despesas com pessoal.

Na sua primeira reunião com o secretariado na semana passada, Firmino anunciou o arrocho: Vai reduzir em 20% os cargos comissionados.

Segundo levantamento, na Prefeitura haverá uma redução de mais de 2.600 DAS (Direção de Assessoramento Superior) e cargos em funções gratificadas.

 

Em Timon

 

Do lado de cá da ponte, Luciano Leitoa exonerou todos os comissionados ainda em dezembro e tem voltado lentamente alguns.

As exonerações executadas pelo prefeito Luciano Leitoa tornaram o  secretário de governo João Batista Lima Pontes o homem com a maior responsabilidade no momento na administração municipal. Ele foi nomeado interinamente para responder por nada menos que cinco secretarias municipais.

Tanta importância  não representará gratificação ou acréscimo financeiro para o secretário. Ele receberá apenas o salário da secretaria de governo. Se ganhasse a mais também perderia a lógica da busca de economia que o governo precisa.

 

Tempos ruins

Os aliados do prefeito Luciano Leitoa já sabem: Vem por aí tempos muito ruins. Mergulhado na crise financeira que assola o país, a gestão municipal arrocha o cinto e tenta economizar o máximo.

Um vereador da base do governo resumiu bem a estiagem que vem por aí na gestão municipal dizendo ao titular do eliaslacerda.com: “Meu amigo, já está difícil manter os nossos indicados no governo, imagina ingressar outros novos nomes”.

 

Ainda repercute

Ainda está incomodando os ouvidos de alguns ex-veredores da oposição de Timon as declarações de Anderson Pego, do PRB no final do ano passado. O parlamentar disse que vai fiscalizar com afinco o legislativo da Câmara Municipal. E que um dos alvos será a concessão irregular de diárias a vereadores.

“Com exceção do vereador Torres, a maioria dos vereadores que recebiam diárias era da oposição”, disse Anderson Pego sobre a gestão que se encerrou no ano passado.

A afirmativa atingiu em cheio os ex-vereadores Biú, Marco Lago,Tales Waquim e Itamar Barbosa, todos integrantes da oposição timonense que marcharam junto com Anderson Pego na busca de eleger o deputado estadual Alexandre Almeida prefeito de Timon.

 

Quase 300 quilômetros de distância

Pode até ser que exista lugar mais distante para se pedir votos para prefeito numa eleição municipal no Maranhão, mas com certeza o povoado Cabaço, na zona rural de Mirador, está entre os primeiros. A distância do mesmo para a sede do município impressiona. São quase trezentos quilômetros de distância que os habitantes e eleitores daquele distrito residem.

Como precisam dos votos, em toda eleição municipal os candidatos a prefeito de Mirador não se intimidam e vão atrás de conquistar os eleitores da distante localidade.

 

Sarney faturou e fatura muito mais com aluguel de prédios

Pobre sofre. Pois não é que o ex-presidente Sarney, pai da ex-governadora Roseana Sarney faturou milhões de reais no governo da filha com prédios alugados para o governo do Maranhão e agora o pobre de um dirigente do PC do B está sendo execrado na mídia por ter alugado uma casa para o governo Flávio Dino sem que seu faturamento tenha chegado sequer a 200 mil reais.

O assunto foi amplamente discutido nos meios de comunicação socia dias atrás e até motivo de matéria e comentários no Bom dia Brasil, da Rede Globo. Quer dizer: O Sarney pode faturar no governo da filha e não tem nada de irregular ou antiético, mas o pobre do dirigente do PC do B não.

É por isso que se diz no ditado popular: “Atrás de um pobre sempre tem um bicho correndo atrás para pegá-lo”.

 

Mais aluguéis

E à propósito de aluguel de imóveis para o governo do estado, descobriu-se também que os maiores beneficiados com aluguéis de imóveis pela gestão estadual no Maranhão são, além do próprio Sarney, outros aliados do ex-presidente . Um deles é o deputado federal do Hildon Rocha , do PMDB, empolgado e dos mais visíveis opositores da atual gestão de Flávio Dino.

Hildon Rocha e seus parentes também já embolsaram em prédios alugados para o governo do Maranhão algo em torno de dois milhões de reais.

Mas Hildon Rocha pode, não é ?

 

Melhor salário do Brasil

Mas nem tudo foi só ataque ao governo do Maranhão na rede Globo nos últimos dias. Na semana passada o governo Flávio Dino acabou se destacando na emissora da família Marinho. No programa Jornal Hoje de sexta-feira (13) o estado foi apontado como o que paga o melhor salário do Brasil para professores.

 

Praias limpas

Outro fato muito positivo do governo comunista maranhense foi conseguir acabar com a péssima imagem que a capital São Luis tinha em relação a suas praias. Espaços interditados para banho por anos a fio nas gestões anteriores, atualmente Flávio Dino através da Caema e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente conseguiu reverter a situação. Com muito trabalho e investimentos, hoje a Ilha do Amor é considerada uma das capitais com as praias mais limpas do Brasil.

Isso comprovado em levantamento recente da Revista Exame.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade