DestaquesGeralInformesPolíticaSaúde

Maioria das autoridades de Timon prefere morar em Teresina; Veja nos Informes Rápidos do eliaslacerda.com

timonQuando será, hein ?, que vários juízes promotores e delegados de polícia vão escolher Timon para morar? Este jornalista titular do eliaslacerda.com abordou este assunto seis anos atrás no antigo blog do Elias Lacerda e criticamos até o fato de muitos secretários municipais também terem adotado Teresina para fixar residência. O tempo passa, o tempo voa e a situação continua a mesma. Praticamente nada mudou.

Na prefeitura diminuiu, mas ainda alguns secretários municipais moram em Teresina.

Já quanto aos juízes,  as exceções são Rogério Monteles e Simeão Pereira e Silva, estes escolheram Timon para morar desde quando aqui chegaram para trabalhar.

Entre os promotores de justiça não há sequer uma única exceção. Todos eles moram em Teresina.

No meio dos delegados a exceção é única: Delegado Joelson Silva.

Até mesmo o atual comandante geral da polícia militar, Coronel Xavier, quebrando a tradição de seus colegas que sempre preferiram morar em Timon, ajuda a engrossar a fila daqueles que preferiram fixar residência na capital piauiense.

 

Até vereadores

camara-municipal-de-timonPra complicar este hábito que, queiram ou não admitir,  tira vínculos de nossas autoridades com a cidade, até mesmo vereador de mandato atual não mora em Timon.

No dia 2 de outubro último um outro foi eleito e também não reside na cidade, mas pelo menos promete que aqui vem fixar residência.Que venha, pois é de bom senso que um representante do povo fixe residência na cidade em que ele foi votado. É o mínimo.

 

As justificativas

Para não morar em Timon muitas das autoridades usam como argumento o fato de terem dificuldades para encontrar aqui uma residência de qualidade que possa lhe acomodar com família. Claro que esse argumento não convence.

Outras explicam que Timon e Teresina fazem parte de uma região Metropolitana e por conta disso não há infração à lei que estabelece ao agente público que more na cidade onde trabalha.

O fato é que infringindo ou não a lei, justificando ou não a decisão de preterir Timon e morar Teresina, essas autoridades só colaboram para o povo timonense mergulhar ainda mais na sua baixa autoestima, um problema que insiste em habitar boa parte da cabeça dos timonenses.

 

Supermercado Mateus deu um banho no shopping Cocais

mateus3Praticamente com sua obra de construção iniciada neste ano, o grupo Mateus deu um banho de celeridade nos construtores do shopping Cocais. Enquanto o mega supermercado tem programação para ser inaugurado no próximo dia 25, as obras de construção do shopping se arrastam há três anos. Entre aqueles que compraram lojas no empreendimento é opinião comum que as obras estão atrasadas.

Nos bastidores há informações dando conta que shopping ficará pronto em abril do próximo ano.

 

Engenheiro diz que diretores do shopping não cumpriram acordo

machado-leiteO engenheiro José Machado Leite anda preocupado com o que ele chama de falta de cumprimento de acordo feito pelos diretores do shopping Cocais em relação a Lagoa do Sabico.

Em conversa com o eliaslacerda.com, Machado diz que em audiência pública realizada ainda na gestão da ex-prefeita Socorro Waquim, os construtores do empreendimento se comprometeram em urbanizar a lagoa, com construção de áreas de passeio, quiosques e outros benefícios. “Passado esse tempo todo, enquanto as obras de construção do shopping avançam, mesmo que lentamente, na lagoa nada foi feito. Nem o levantamento topográfico da lagoa fizeram”, denuncia o engenheiro.

 

Em busca de entendimento

shoppingE sobre essa falta de investimentos na lagoa e ainda em relação aos efeitos da construção do shopping naquela área, ministério público, prefeitura de Timon, Câmara Municipal (representada pelo vereador Kenedy Gedeon)  e os construtores do shopping bateram muita cabeça na semana passada em busca de um entendimento que possa amenizar os efeitos do próximo inverno rigoroso previsto pela meteorologia.

O promotor Antonio Borges Júnior quer medidas de prevenção contra alagamento de ruas nas imediações do shopping durante o inverno, especialmente vias do bairro Guarita , região que mais preocupa.

Promotor, engenheiro responsável pela construção do shopping, representantes da prefeitura e Câmara municipal estiveram na quinta-feira passada, 17, visitando as obras do shopping e a lagoa. As conversas não evoluíram para um entendimento sobre com quem ficará a responsabilidade pelas ações mais importantes contra os efeitos do inverno e possíveis alagamentos: Se a prefeitura ou os construtores do shopping.

 

Com os dias contados

jornalMais importante impresso do Maranhão e símbolo da comunicação dos Sarney, grupo que administrou e dominou a cena política do estado por décadas, o jornal O Estado do Maranhão passa por uma de suas piores crises financeiras da história. Agora sem o apoio financeiro do governo do estado já que a administração está com o adversário comunista Flávio Dino, na imprensa maranhense é opinião corrente de que o diário pode terminar fechando suas portas.

O ex-presidente Sarney já manifestou que não deseja que isso ocorra, entretanto não se sabe até quando vai o grupo aguentar a sangria financeira que provoca o impresso.

A situação do jornal é tão ruim que o secretário de comunicação e articulação política do estado, jornalista Márcio Jerry, chegou a publicar no tweeter que o diário tem prazo de validade determinado.

 

Sem razões lógicas a festa da vitória de Luciano Leitoa mais de mês depois

 

Eu e ninguém de bom senso consegue encontrar razões lógicas nessa ideia de fazer festa da vitória quase dois meses depois das eleições. O evento do prefeito Luciano Leitoa no último sábado (19) perdeu o “time”. Tinha que ter acontecido um ou dois dias depois do resultado da eleição.

O povão, que topa qualquer festa em qualquer tempo, mesmo fora de época, compareceu em massa e lotou o espaço da avenida reservado para o evento.

Agora imagina o sucesso que seria se tivesse sido realizada no tempo adequado…

 

As explicações de Luciano Leitoa

festa-luciano1A amigos próximos Luciano Leitoa justificou a festa nesta data tão incomum alegando que não poderia fazer a comemoração sem que tivesse o resultado final da eleição em São Luis, cidade estratégica para o seu grupo político e o do governador Flávio Dino e aliados. Para a cidade mais importante do estado Luciano e seu pai Chico Leitoa até pra lá viajaram na reta final para ajudar na reeleição de Edivaldo Holanda Júnior.

As preocupações do prefeito de Timon com o companheiro da capital maranhense parece que serão reconhecidas por Edivaldo Holanda Júnior. Tanto que o discreto prefeito de São Luis pela primeira vez saiu de sua cidade para comemorar a vitória de um aliado do interior. No último sábado ele esteve em Timon comemorando na festa da vitória da reeleição de Luciano Leitoa.

Aliás, Luciano Leitoa com sua reeleição consolidou seu nome como uma das mais importantes personalidades políticas do estado, pois poucas lideranças conseguem reunir o staff político maranhense que ele conseguiu no último sábado para sua festa em Timon.

 

1 Comentário

  1. Também uma cidade violenta como essa, em que o tráfico de drogas rola solto, quem vai querer e tem condições de morar aqui? Eu, se eu pudesse tava bem longe daqui.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade