Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Abelhas viram problema em Timon e já foram registrados enxames em 168 residências

Apesar do mel ser de grande importância na alimentação humana, sendo, inclusive um produto de grande valor comercial agregado, fora dos campos as abelhas nem sempre provocam ações que merecem comemoração e alegria, principalmente, se um enxame delas se alojar no quintal de alguma residência, como tem acontecido frequentemente na cidade de Timon-MA.

A Secretaria de Meio Ambiente do Município de Timon registrou, de janeiro a julho deste ano, 168 ocorrências de enxame de abelhas na cidade. Por se tratar de uma situação que merece atenção urgente da administração publica municipal, o Prefeito Luciano Leitoa determinou a constituição de uma equipe de profissionais especializados no manejo com abelhas para resolver o problema que tem aumentado, consideravelmente na zona urbana do município.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jailson de Oliveira Sousa, os números são de fato impressionantes e definem uma anormalidade no meio ambiente. “A maior parte dos casos é registrado em árvore localizadas nas casas, o que preocupa o órgão ambiental, pois a população pode não saber agir nesses casos”, afirma o Secretário. De acordo com o apicultor João Paulo, servidor da SEMMA de Timon-MA, que atua no combate aos enxames na cidade de Timon, explica que a picada de abelha italiana é letal na área da garganta e é preciso muito pouco para incomodá-la e desencadear uma ataque, tais como o uso de cores escuras e de perfumes por humanos são suficientes para incomodar as abelhas, que agem de forma violenta e imediata”.

“Como tivemos esse ano de 2017 um período chuvoso mais intenso quando se compara com anos anteriores e o constante aumento de áreas desmatadas na zona rural do município, as abelhas procuram refúgio nas arvores da cidade, o que coloca em risco a vida e a saúde das pessoas”, explica o apicultor João Paulo.

(Da assessoria da Secretaria de Meio Ambiente)

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael