Águas de Timon alerta para o que não deve ser jogado na rede de esgotos

O uso correto da rede de esgoto é fundamental para a preservação do meio ambiente e a população tem um importante papel na prevenção de prejuízos e extravasamentos à rede de esgotamento sanitário, o que pode levar ao retorno dos materiais para o interior das casas ou mesmo para as vias públicas.

A estrutura das redes de coleta e tratamento de esgoto foi desenvolvida nas condições para absorver e transportar os efluentes e resíduos líquidos e, de forma mínima, os resíduos sólidos de alta biodegradabilidade, por isso o descarte deve ser adequado. Em termos práticos, não se deve tratar o esgoto como meio de descarte para o lixo comum produzido no dia a dia. E a lista de materiais perigosos para o sistema de tratamento de esgoto é extensa.

A supervisora de Operações Maria Gabrielle alerta sobre a importância de não descartar nada incorretamente na rede de esgoto. “O uso adequado do sistema de esgoto precisa ser um hábito. A maneira como cada timonense usa o sistema de esgoto impacta diretamente em sua estrutura e pode causar prejuízos à saúde e à natureza quando utilizado de forma incorreta. Materiais sólidos jamais devem ser descartados na rede de esgoto, como material de higiene pessoal (fraldas, papel higiênico, fio dental, absorvente, cotonete), cascas de fruta, restos de comida, pó de café, papel, pano, plástico e resto de cigarro”, enumera a supervisora.

Outro material que requer bastante atenção é o óleo de cozinha. “Óleo e gordura, tanto em residências, como em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e lanchonetes devem ser destinados para a reciclagem, nunca sendo colocados na rede de esgoto por gerar sérios problemas no sistema. O óleo fica grudado na tubulação e forma uma massa que gera entupimentos”, complementa a supervisora.

Algumas orientações gerais sobre a rede de esgoto e materiais sobre o descarte incorreto que devem ser observadas são:

• Evite descartar lixo, como óleos em geral, pelos e fios de cabelo, cotonetes e algodões, bitucas de cigarro e cinzas, tintas, vernizes e solventes, farinha, borra de café e similares, sacola plástica e restos de material de construção;

• Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, para que nenhum material sólido seja levado para o sistema de esgoto;

• Não jogue óleo de fritura na pia. A gordura fica sólida quando esfria e causa obstrução da rede de coleta;

• É importante evitar conectar calhas e ralos que captam água da chuva à rede de esgoto. As tubulações e estações de tratamento de esgoto não são projetadas para lidar com esse tipo de água, o que pode causar sobrecarga no sistema, rupturas e até mesmo o retorno de esgoto para as ruas ou imóveis.

Essa é uma questão da consciência coletiva e boas práticas do uso em relação ao que é necessário para garantir que essas medidas de coleta e tratamento de esgoto continuem operando da melhor maneira possível, beneficiando a todos com os melhores resultados para o saneamento de Timon.

 

Da assessoria

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *