Aluna nota mil na redação do Enem é filha de servidora do fórum de Timon

Jovem de 20 anos estava no pré-vestibular e essa foi a terceira tentativa de obter uma nota para ingressar no curso de medicina em uma universidade pública.

A jovem Ana Carolina Angelim Damasceno, 20 anos, ficou cinco meses sem acesso a smartphones enquanto se preparava para o Enem em 2022. Ela é filha da funcionária pública do fórum de Timon, Nadja Angelim, da Vara da Infância e Juventude, que tem a frente o juiz Simeão Pereira e Silva.

A estudante contou que o celular quebrou em meados de junho e ela decidiu não mandar para o conserto.

“Eu imaginei que assim eu fosse me distrair menos. Então o que eu precisava, usava pelo computador. Sei que o celular muitas vezes ajuda a estudar, mas acho que ficar sem ele me ajudou a me concentrar melhor”, disse.

Ela contou que se preparou com as aulas em ritmo forte e revisões nos finais de semana. Em casa , mantinha a rotina de estudos.

Jovem do Piauí nota 1000 na redação do Enem ficou cinco meses sem usar celular: ‘ajudou a me concentrar melhor’ — Foto: Andrê Nascimento/g1

A estudante manteve uma rotina diária de 14 horas de estudos – 7h às 21h -, em média, na escola onde estudava. Aos finais de semana, tinha aulas das 7h às 18h. Para “fugir” um pouco da preparação intensa, costumava usar o tempo livre para sair para algum restaurante, em um jantar com os amigos e a família.

Ela estava no pré-vestibular e essa foi a terceira tentativa de passar no vestibular. Nos últimos anos ela conseguiu notas boas, mas continuou tentando para alcançar a nota suficiente para passar para o curso de medicina.

Na redação, ela contou que buscou utilizar o próprio repertório de referências. Ela também foi muito bem na prova de matemática, alcançando 950 pontos.

“Eu sempre busco pelo menos três repertórios. Comecei, por exemplo, com um poema de Oswald de Andrade sobre os índios, e coloquei referências ao longo do texto, como essa de literatura e uma de história”, relatou.

O professor de redação Samuel Sousa e a aluna Ana Carolina Damasceno. — Foto: Andrê Nascimento/g1

O professor que ajudou na preparação, Samuel Sousa, destacou três dicas seguidas pela aluna para obter a nota máxima. “Pelo menos duas produções por semana, buscar o máximo de informações possíveis de repertório e não deixar de corrigir os textos, buscando o professor”, listou.

Ele disse ainda que a turma de redação que Carol participou tinha um encontro por semana, com três horas de aula com análise de textos, conversa sobre temas pertinentes, e produção de um texto com correção no fim. Para o professor, foi importante também ouvir as referências que os próprios alunos traziam.

“É não tirar do aluno a oportunidades de levar o que ele tem para o texto. ‘Ah, eu gosto de filmes, series, animes, de histórias em quadrinhos…’ a gente ia pegando o que o aluno já tem e agregava mais informações. A Carol é fruto dessa experiência”, disse.

O professor Samuel comentou ainda que a banca examinadora do Enem ficou mais criteriosa com a correção da redação, e nos últimos anos tornou-se mais difícil conquistar a nota perfeita. “No Piauí, a Carol vem quebrando um jejum, e traz esse “mil” de novo para nós. E isso é resultado de um processo, não começou ontem. É o que digo em sala de aula: foco no processo”, disse.

 

Do G1 Piauí

 

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

7 comentários sobre “Aluna nota mil na redação do Enem é filha de servidora do fórum de Timon

  1. Essa menina é merecedora, sua mãe também, ambas muito batalhadoras, e agora estão colhendo o que foi plantado com muito esforço, sucesso a jovem médica e parabéns a mãe, que sempre esteve junta à filha.

  2. Parabéns, pelo seu esforço,o resultado foi a sua Vitória!Essa atitude com relação ao celular ajudou muito ,pois ,pode se concentrar mais e melhor.
    Você servirá de inspiração à outros jovens!
    Parabéns também à sua Família que deve estar comemorando,também junto com você.
    Deus te Guarde e Abençoe sempre,Ana Carolina!
    Profa.Aposentada: Maria Tereza(RJ)

  3. Parabéns garota seu foco e processo fez a diferenca. Sucesso na sua nova jornada o Brasil precisa de gente como vc.

  4. Parabéns, você é merecedora pelo seu esforço e dedicação. Tenho certeza que serás uma excelente médica. Deus te abençoe ricamente com muita saúde e disposição.

  5. Parabéns Ana Carolina, pela dedicação, pelo esforço e por sua força de vontade, você servirá de inspiração para outros jovens, um forte abraço para você e seus pais, felicidades a todos.

    Geraldo Medeiros e família.
    Caruaru-PE.

  6. Parabéns Nadja pela vitória de sua filha Ana Carolina. Sei do seu esforço, dedicação e amor com suas filhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *