Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Secretaria de Saúde faz trabalho com moradores afetados pelas chuvas em Timon

IMG-20170405-WA0017

Para atender as demandas dos locais atingidos pelas fortes chuvas em Timon, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de suas coordenações de Vigilância em Saúde (Epidemiologia, Endemias e Sanitária) e Estratégia de Saúde da Família, vem desenvolvendo uma série de ações nas áreas mais afetadas.

 

De acordo com a pasta, o atendimento aos usuários das referidas áreas visam fornecer orientações quanto ao surgimento de sinais e/ou sintomas de doenças ocasionadas devido ao contato com as águas das enchentes.

 

“A maioria das doenças ocorrem devido ao simples contato ou ingestão de água contaminada. Entre as principais patologias que podem surgir, temos leptospirose, febre tifoide, hepatites A e E, dengue e cólera. Além disso, há também o possível aumento da proliferação dos vetores de doenças, como ratos e mosquitos, e de picadas de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras. Por isso, nossas equipes estão nas ruas para informar a população atingida”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.

IMG-20170405-WA0016

Segundo o gestor, existem ainda profissionais fazendo visitas às residências para avaliar a situação de desastre e garantir a assistência necessária em Saúde. A ação conta ainda com o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, que intensificaram mais ainda seus trabalhos e fazem visitas para prevenir a população na ação contra o Mosquito Aedes aegypti.

 

“Estamos deslocando equipes para acompanhar ainda mais de perto a situação de cada família atingida, principalmente daquelas que possuem acamados e precisam de remoção. A Estratégia Saúde da Família está com equipes realizando procedimentos como aferição de pressão, testes de glicemia capilar, ausculta cardíaca e pulmonar, entrega de medicamentos; e os agentes de endemias estão em campo. Algumas famílias solicitaram também a doação de água mineral para crianças e idosos, pelo alto risco de adquirir doenças por meio do consumo de água contaminada”, informou Sá.

 

A Secretaria de Saúde disponibilizou ainda a equipe de Transportes da pasta para dar apoio logístico à ação, como fazer entrega das doações recebidas, entre as quais estão: entrega de colchões, alimentos e outras demandas relacionadas, como a mudança das famílias que ficaram desabrigadas.

“Salientamos que as equipes da Secretaria de Saúde continuarão de sobreaviso para eventuais problemas que possam vir a acontecer”, finalizou Marcio Sá.

IMG-20170405-WA0015

 

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael