Silvio Mendes mentiu: Timon tem sim ortopedista

As declarações do Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Silvio Mendes em entrevista a um canal de televisão de Teresina na última sexta-feira (27) onde afirmou que em Timon não tem ortopedista, não se sustentou ao mais mínimo dos levantamentos feitos pelo eliaslacerda.com. Consulta superficial feita por este site constatou que Silvio Mendes mentiu feio para milhares de pessoas que assistiram sua entrevista.

Não é verdade que em Timon não tem ortopedista. Na rede municipal de saúde tem não só um, mas cinco que atendem na Policlínica, Hospital do Parque Alvorada e no Centro de Centro Especializado em Reabilitação Maria do Carmo Neiva. Eles prestam já prestaram só neste ano centenas de atendimentos em serviços de  consultas,  imobilização , colocação de gesso e exame de raio x.

Para quem ainda duvida,  procure pelos médicos Albert Basílio, Flávio Maciel, Edmar Jr, Dr. Alessando. Eles são alguns dos ortopedistas que trabalham na rede municipal de saúde.

A declaração infundada de Silvio Mendes pareceu até um presente dos céus para alguns membros da oposição ao governo do prefeito Luciano Leitoa que logo trataram de espalhar como fogo em pólvora o “fake news”. A armadilha para o povo menos informado teve vida curta e nesta segunda-feira foi decretada sua morte quando foi toda desmontada se desfazendo assim a farra da mentira que povoou as mentes de muita gente no final de semana.

Notícia é coisa séria… e a verdade tem que ser dita… Estamos fazendo nossa parte com estes esclarecimentos.

 

A prefeitura de Timon também enviou nota ao eliaslacerda.com esclarecendo que a rede municipal oferece o serviço médico ortopédico.  Veja abaixo a nota oficial do governo:

 

NOTA À POPULAÇÃO DE TIMON

O Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Silvio Mendes, em entrevista à TV Cidade Verde, fez críticas ao município de Timon, afirmando que este não possui sequer um ortopedista, o que acarreta sobrecarga para o sistema público da capital piauiense. Em respeito ao cidadão timonense, cabe esclarecer o seguinte:

Timon conta com cinco ortopedistas atendendo regularmente a população, sendo três no Hospital do Parque Alvorada (HPA), um na Policlínica e um no Centro Especializado em Reabilitação Maria do Carmo Neiva.

Somente em 2017, foram realizadas mais de 5 mil consultas ortopédicas e 17 mil exames de raio x, além de engessamentos, imobilização e atendimento ambulatorial. Apenas os casos mais graves (média e alta complexidade) são encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina e para a Macrorregional de Caxias, protocolo que faz parte de um decreto de 2011, no qual o Ministério da Saúde permite aos municípios pactuarem procedimentos de média e alta complexidade com outros municípios. Teresina recebe R$ 730 mil reais todos os meses, sendo 330 mil do Estado do Maranhão e 400 mil do Ministério da Saúde, para cobrir esses procedimentos.

Essa é a lógica do SUS – Sistema Único de Saúde, que oferece atendimento universal, baseado na distribuição da população no território do país, e não na divisão política entre estados. Por essa mesma lógica, para alguns procedimentos médicos, Timon também atende brasileiros de outros municípios, como Parnarama e Matões.

Evidentemente, é do conhecimento de todos que persistem carências de financiamento e severas limitações orçamentárias, a despeito da União, Estados e Municípios investirem R$240 bilhões por ano no setor da saúde.

Em todos os fóruns do setor, o Governo do Maranhão, assim como a Prefeitura de Timon, tem atuado para garantir que Teresina receba e, se possível, amplie os recursos da compensação financeira pelo atendimento das cidades maranhenses mais próximas.

Teresina e Timon, atuando em parceria, têm lutado para melhorar o atendimento da população, valorizando com gestão séria os limitados recursos que recebem.

1 comentário

Tiuba
Comentou em 30/04/18

Silvio não conhece nem mesmo o PI, quem diria Timon. Foi com esta falta de conhecimento que Wilsão ganhou para governador e decretou a falência política desse cara. É triste, uma boa pessoa, mas se tornando um péssimo político.

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
TekyNik