Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Timon terá representante no Parlamento Jovem Brasileiro

Na semana passada, o Centro de Educação Integral Jacira de Oliveira Silva, em Timon-MA, recebeu uma grande notícia. A aluna da 3° Série do Ensino Médio Gleiciele Oliveira dos Santos, de 17 anos, teve o seu Projeto de Lei aprovado pelo Parlamento. Com isso, ela tornou-se a primeira aluna de Timon a representar o Maranhão em uma edição do Parlamento Jovem Brasileiro e ainda ficou em primeiro lugar no ranking do estado.

É a segunda vez que alunos do Jacira inscrevem seus projetos no concurso. Neste ano, foram inscritos 21 trabalhos, onde os 8 melhores seguiram para a análise da comissão do Congresso Nacional e, por fim, o projeto de Gleiciele foi aprovado. Ela abordou o tema “O que fazer com o lixo eletrônico”, em que a ideia é falar sobre a reciclagem e o descarte dos resíduos sólidos eletrônicos. “Eu não estou acreditando porque foi em primeiro lugar. Os professores estavam me explicando que eu estava competindo até com escolas particulares. Na hora que disseram que eu ganhei cheguei a não acreditar, mas a ficha já está caindo. Sei que vai ser uma experiência que vai me transformar e, com certeza, vai ser algo bem enriquecedor”, comenta Gleiciele feliz e emocionada.

O Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e está na sua décima quarta edição. Ele é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Segundo Gideão Santes, gestor do Jacira, a participação de Gleiciele no Parlamento Brasileiro será uma experiência extremamente exitosa, pois irá ampliar a visão dela numa perspectiva de alargar e de fomentar não só a formação política, mas a formação de liderança. “Eu já consegui ver o antes e o depois do Parlamentar Jovem por experiências anteriores ao Jacira. Então nós vemos a formação de uma liderança, onde essa jovem vai poder conhecer um mundo que até então, para ela, não existe. É um mundo de participação, de formação e de tomada de decisões que impactuam na vida de qualquer brasileiro”, comenta o gestor Gideão.

Todos os anos, no Parlamento Jovem, são escolhidos cinco Projetos de Lei que serão propostos à criação de leis pelo Congresso Nacional. Além desta grande oportunidade de fazer a diferença, outras serão vivenciadas por Gleiciele. “Ela será uma Deputada Federal jovem. Ele passa uma semana em Brasília recebendo uma formação e durante o ano de seu mandato, a qualquer momento, ela e os demais parlamentares jovens são convocados para encontros em Brasília ou em qualquer lugar do Brasil, onde eles participam de atividades sociais, de culminâncias e de formações, por exemplo, pela UnB. Enfim, eles vão conhecer o cotidiano do Parlamentar e do Congresso Nacional. Se não tivesse um projeto como esse, a Gleiciele poderia até viver tudo isso, mas bem depois. Sem essa experiência demandaria muito mais tempo para ela conseguir”, acrescenta o gestor.

A professora Domitilia Maria é coordenadora do Projeto Parlamentar Jovem da URE Timon desde 2016 e também comenta sobre esta grande conquista.  “Eu me sinto feliz por poder contribuir com esses jovens, que na maioria das vezes, são jovens carentes. Esta semana que eles passam em Brasília é uma oportunidade deles conviverem e vivenciarem esta experiência. Depois disso, abre-se uma porta para eles, no sentido deles terem uma visão de como é que está a realidade da política brasileira. É um processo democrático que eles irão vivenciar. É uma oportunidade que o Governo está dando para esses alunos e eu fico feliz em participar e por incentivar nesse processo”.

Para os alunos do Jacira e demais escolas do município, Gleiciele, segundo o gestor Gideão, está abrindo uma porta para que seja sucedida por muitos outros estudantes. “Com esse resultado, a gente mostra para essa juventude que isso é possível para o aluno da escola pública. O Maranhão é um dos estados da federação brasileira com maior número de escolas privadas participando. Então, ela concorreu com vários alunos e a partir disso, você vê que é aberto um horizonte que até então estaria muito distante para ela. A Gleiciele se tornou um referencial para os alunos das escolas da URE Timon. Ela pode dizer ‘vamos, é possível! Se eu consegui, vocês também podem’”.

Gleiciele e mais dois alunos aprovados do Maranhão, antes de seguirem para Brasília, visitarão São Luís para receberem os parabéns e homenagens do Governador Flávio Dino. Toda a equipe da URE Timon também parabeniza a equipe pedagógica do Centro de Educação Integral Jacira de Oliveira Silva e, principalmente, a aluna Gleiciele Oliveira. Que esta vitória seja apenas o começo de uma grande trajetória de sucesso!

(Da assessoria)

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael