Governo do Maranhão entrega em Timon a reforma e ampliação do Centro de Ensino Ana Bernardes

Na manhã desta sexta-feira (24), aconteceu a entrega da ampliação do Centro Educa Mais Anna Bernardes, em Timon. No ano passado, a escola já havia sido totalmente reformada através do Programa Escola Digna, do Governo do Maranhão. Em 2020, o Anna Bernardes tornou-se um centro de ensino de tempo integral, e, por isso, foi ampliado para dispor de uma estrutura mais moderna a fim de atender melhor ainda estudantes e professores.
Na solenidade simbólica, seguindo todo o protocolo de segurança para a inauguração de obras do Governo do Maranhão, estiveram presentes o Gestor da URE Timon, professor Regino Nolêto, neste ato também representando o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que não pôde estar presente devido o momento de pandemia; a Diretora de Educação da Regional, professora Ana Lúcia Bezerra; a Gestora Geral do Anna Bernardes, professora Elisângela Barbosa; a Gestora Pedagógica, professora Marilete Coelho; o Gestor Administrativo, professor Ricardo Silva e os engenheiros da obra, Odilon Santos e Márcio Pimentel.


“Agradecemos ao Governador Flávio Dino, que tem feito uma administração legalista e transparente e ao Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que é determinado, dinâmico, perseverante e que tem trabalhado em prol do desenvolvimento da educação do nosso Estado. Hoje, entregamos o Centro Educa Mais Anna Bernardes que agora atende todos os padrões na infraestrutura para atender melhor os nossos estudantes. Com o programa Escola Digna, a URE Timon já recebeu 10 inaugurações, contando com ampliações, reformas e construções de escolas. Destacamos ainda, a implantação de dois IEMA’s em nossa Regional, um em Timon e outro em Matões. Com tudo isso, nossos índices pedagógicos só têm melhorado. O número de alunos que ingressam hoje nas universidades públicas é cada vez maior em nossa URE, principalmente, os que ingressam na UEMA”, disse o Gestor Regional de Educação de Timon, professor Regino Nolêto.

O Gestor da URE Timon também agradeceu ao Deputado Estadual Rafael Leitoa pelo trabalho e acompanhamento na área da Educação, em Timon. “Infelizmente, o Deputado não esteve presente hoje, pois segue cumprindo o isolamento social, já que testou positivo para o novo Coronavírus. Mas deixo aqui o meu muito obrigado por tudo que ele tem feito para que tenhamos melhores dias na Educação da nossa Regional”, completa o professor Regino.

Com o Centro Educa Mais Anna Bernardes, a URE Timon passar a ter dois centros de ensino de tempo integral, contando com o Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva.

Com esta ampliação, a escola foi contemplada com duas salas de gestão, dois laboratórios, biblioteca, mais uma sala de aula e ainda a ampliação da sala dos professores com banheiro e sala de repouso. “A reforma do Centro Educa Mais Anna Bernardes foi fundamental, pois a escola integral precisava dos laboratórios, da biblioteca estruturada de acordo com o padrão, das salas de gestão e da sala dos professores adaptada para o repouso também. Nós estamos muito felizes e satisfeitos, pois a ambientação ficará mais acolhedora para os nossos estudantes e professores. Agradecemos pelo empenho do Governador Flávio Dino, do Secretário de Educação, Felipe Camarão, e do Deputado Estadual Rafael Leitoa, que nos ajudou muito e contribuiu muito com esta escola”, pontuou a professora Elisângela Barbosa, Gestora Geral do Anna Bernardes.

Para a gestora pedagógica, professora Marilete Coelho, que trabalha há mais de 10 anos neste centro de ensino, esta é a primeira vez que ele tem uma realidade completamente diferente. “Eu trabalho nesta escola desde 2006, então eu peguei todas as fases, tanto a ruim, como a fase da primeira reforma. Foi uma luta muito grande e a comunidade escolar se sentia muito desmotivada. Faltava estrutura, não tinham janelas e portas boas, o quadro era todo deficiente, não tinha ar condicionado e haviam salas apenas com um ventilador. Então, hoje, nós temos uma Escola Digna, que agrada tanto os profissionais, como os estudantes, que estão muito felizes com esta ampliação”.


O Gestor Administrativo, professor Ricardo Silva, também fala sobre a importância desta obra. “É com alegria que a gente recebe hoje a etapa final da ampliação da escola. São novos espaços, que vão proporcionar momentos de aprendizagem significativa e de educação em tempo integral”. Nesta ampliação, o engenheiro responsável pela obra, Odilon Santos, informa que a maior preocupação percebida pela equipe foi o estudante. “O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Educação, sempre demonstra que o bem estar dos estudantes, principalmente, o intelectual é o mais importante. Escolas com uma estrutura bem instalada e confortável mostram que a preocupação do Governo deveria ser a de todos nós. Por isso, a intervenção da construtura foi exatamente esse trabalho dentro da qualidade exigida e dentro das especificações técnicas que o projeto requeria”, finaliza o engenheiro Odilon.

 

Da assessoria

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

2 comentários sobre “Governo do Maranhão entrega em Timon a reforma e ampliação do Centro de Ensino Ana Bernardes

  1. Parabéns a comunidade da rua 100 e seu entorno, alunos e professores que lutaram muito para este prédio ser o que é hoje junto ao secretário Felipe Camarão mas.é uma pena que parte da comunidade que lutou e precisa estudar no turno noturno ano que vem não vai poder usufruir do prédio depois de tanto sacrifício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *